Após irregularidades TIM e Vivo são autuadas
Redação
Publicado em 20 de janeiro de 2016 às 22:00 | Atualizado há 9 anos
Nos próximos trinta dias, as operadoras de telefone TIM e Vivo, terão que pagar as multas aplicadas pela Secretária Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, devido à irregularidades em promoções.
As penalidades haviam sido aplicadas às duas empresas em 2013, mas elas recorreram da determinação. Após análise, o governo manteve as multas. A decisão foi publicada no dia 19 no Diário Oficial da União.
A TIM recebeu uma multa de R$ 1,6 milhão por “suposta enganosidade” na promoção Namoro a Mil. A empresa não demonstrou de forma adequada as condições para o consumidor obter os minutos e torpedos promocionais, segundo o Ministério da Justiça.
A multa da Vivo foi R$ 2,2 milhões, por irregularidades nas promoções Vivo de Natal e Final de Semana Grátis. Segundo o despacho publicado, as duas empresas violaram os princípios da boa-fé e da transparência previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Em nota, a TIM disse que aguarda ser intimada para tomar as medidas cabíveis e esclareceu que a multa aplicada pela Secretaria Nacional do Consumidor refere-se a uma promoção realizada pela operadora em 2004.
“A operadora aproveita para reiterar seu compromisso com a transparência no relacionamento com os clientes e com o cumprimento das normas consumeristas entre a empresa e os consumidores”. A Vivo não se manifestou.