Economia

BC decreta liquidação de cinco corretoras de câmbio

Redação DM

Publicado em 7 de outubro de 2015 às 04:22 | Atualizado há 10 anos

BRASÍLIA – O Banco Central (BC) decretou, nesta quarta-feira, a liquidação extrajudicial de cinco corretoras de câmbio. O BC justificou a medida citando a lei que dispõe sobre crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens.

Segundo a autoridade monetária, as empresas eram pequenas e respondiam por 0,1% do total das operações de câmbio do mercado primário. Entre as irregularidades encontradas, havia exportações com a suspeita de que não havia importador.

“A supervisão do Banco Central constatou que as instituições deram curso a inúmeras operações cambiais irregulares e com inequívocos indícios de crimes tipificados na Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, e não implementaram politicas, procedimentos e controles internos compatíveis com o porte e o volume de operações, destinados a prevenir sua utilização para o comprometimento de infrações às disposições constantes da referida lei”, diz o trecho de uma nota do BC.

As empresas liquidadas foram: Titur Corretora de Câmbio; Midas Sociedade Corretora de Câmbio; Catedral Corretora de Câmbio e Títulos Mobiliários; Pioneer Corretora de Câmbio; e Previbank Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. Com isso, os bens dos controladores e dos ex-administradores ficarão indisponíveis.

O BC informou que está tomando as “medidas cabíveis” para apurar as responsabilidades. Dependendo do resultado das investigações, poderão ser adotadas medidas punitivas de caráter administrativo.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias