BC divulga ranking de reclamações de clientes contra bancos
Redação DM
Publicado em 15 de janeiro de 2016 às 12:55 | Atualizado há 10 anosKelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil
O Itaú liderou o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras em novembro, com índice de 10,22, de acordo com dados divulgados hoje (15) pelo Banco Central (BC). Em seguida vem o Bradesco, com índice de 8,39, e em terceiro a Caixa, com 7,89. Na relação estão as instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes.
No total, foram 612 reclamações consideradas procedentes, ou seja, o BC verificou indício de descumprimento de lei ou regulamentação.
Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição para cada grupo de 1 milhão de clientes.
Procurados, o Itaú, Bradesco e a Caixa ainda não se posicionaram sobre o índice.
Em dezembro, as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, ao sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (294) foram o principal motivo de reclamação. Em segundo lugar ficou a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados (280) e em terceiro, o débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (255).