Catalão terá fábrica de carros elétricos
DM Redação
Publicado em 13 de maio de 2025 às 12:25 | Atualizado há 7 horas
O secretário de infraestrutura de Goiás, Adib Elias, anunciou que Catalão vai receber uma montadora chinesa de veículos elétricos e investimentos de mais de R$ 7 bilhões em recursos. O anúncio foi feito após divulgação do protocolo de intenções assinado pelo governo brasileiro com parceiros chineses e prevê entrada em funcionamento até o segundo semestre de 2026.
Segundo Adib Elias a captação dos investimentos foi crucial para expansão do parque industrial de Catalão e geração de empregos e renda no município. “Temos orgulho de anunciar que a planta automobilística de Catalão será ampliada com a atração de uma indústria chinesa que produz carros elétricos e já está presente no mercado brasileiro”, frisou.
A montadora chinesa de veículos elétricos GAC (Guangzhou Automobile Group) Motor planeja instalar uma fábrica própria no Brasil e iniciar suas operações já em 2026. A empresa vai compartilhar a fábrica de motores da Mitsubishi, HPE, que funciona em Catalão.
A GAC, que já havia se reunido com o vice-presidente Geraldo Alckmin em 2024, agora entra de forma mais assertiva na disputa por uma fatia do mercado nacional, seguindo os passos de outras montadoras chinesas como BYD e GWM. O anúncio da GAC faz parte da estratégia de divulgações da Conferência do Clima que acontecerá em Belém em novembro desse ano.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (UNFCCC COP 30) A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (CQNUMC COP 30) será realizada em novembro de 2025 em Belém, Pará e terá como foco a adoção de políticas de redução de dependência de combustíveis fósseis e prioridade para fontes alternativas de energia.