China prepara o caminho para sistema de IPO baseado no mercado
Diário da Manhã
Publicado em 27 de dezembro de 2015 às 01:05 | Atualizado há 9 anosXANGAI – Legisladores chineses abriram o caminho para que as leis que regem o mercado de títulos sejam mudadas dentro dos próximos meses para que o país introduza um novo sistema de registro para as ofertas públicas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês).
O Comitê Permanente do Congresso da China aprovou uma resolução para permitir que o Conselho de Estado, ou gabinete, faça ajustes, de acordo com o que a agência de notícias oficial do governo chinês noticiou neste domingo.
Atualmente, a Comissão Reguladora de Títulos da China atua controlando as ofertas de ações. A comissão funciona com um comitê de sete pessoas examinando cada inscrição de empresa querendo abrir seu capital. Com o sistema de registro, as ofertas de IPO e quando elas seriam feitas ficariam a cargo das empresas e do mercado, em vez de dependerem de um órgão regulador.
O novo regime mudaria “completamente” as operações de investimento de corretoras da china dando a elas mais poder para determinar o preço dos IPOs e aumentando o volume de seus negócios, disse a corretora Huatai Securities no início deste mês.
Mesmo após o presidente chinês Xi Jinping ter prometido, em novembro de 2013, dar aos mercados um papel “decisivo” na segunda maior economia do mundo, a Comissão Reguladora de Títulos ainda pressiona as empresas planejando aberturas de capital a precificá-los a um valor abaixo da média em um esforço para proteger pequenos investidores.
A percepção de que os IPOs são oportunidades sem risco encorajou alguns investidores a usarem dinheiro emprestado, o que os deixa expostos a perdas maiores uma vez que os preços parem de subir, segundo o Shenwan Hongyuan Group.