![Imagem ilustrativa da imagem Como a tecnologia pode colaborar com o aumento da lucratividade do seu negócio](https://cdn.dm.com.br/img/Artigo-Destaque/140000/1200x720/Artigo-Destaque_00147187_cfe68f77447831ee566bdd8a985430a6-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dm.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F140000%2FArtigo-Destaque_00147187_cfe68f77447831ee566bdd8a985430a6.jpg%3Fxid%3D675241%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1721195287&xid=675241)
O investimento em tecnologia é peça-chave para o aumento da lucratividade de uma empresa, podendo colaborar com os três pilares essenciais no crescimento de um negócio: vendas, entrega e gestão. Seja a companhia de pequeno, médio ou grande porte.
A tecnologia pode ser utilizada nas automações de atividades de marketing e comerciais, no pilar de vendas. Ou seja, mais produção com menos investimento. A tecnologia também auxilia na operação, as empresas podem utilizar sistemas e automações a fim de uma entrega de excelência com menos recursos. Por fim, a tecnologia entra no apoio à gestão através de ferramentas automatizadas no planejamento e no acompanhamento dos resultados da instituição.
Atualmente, o uso da tecnologia cabe em todos os bolsos. “Os diferentes portes de organizações devem investir em tecnologia, cada um de acordo com o seu momento. A tecnologia está bem mais disponível no mercado, os pequenos empreendedores também têm acesso. Acredito que pessoas, processos e tecnologia precisam andar juntos”, afirma Alessandro Schlomer, consultor em planejamento financeiro e CEO da POTENCER Soluções Corporativas.
É difícil mensurar a percentagem de aumento no lucro, pois há variações do volume e da estratégia. “Pode ser de uma simples automação do processo comercial e marketing até a automação de todos os processos repetitivos da companhia. Nos dias de hoje, além das automações tradicionais, também existe a possibilidade de utilizarmos a inteligência artificial com o objetivo alcançarmos ainda mais produtividade com pouco recurso”, explica Schlomer.
Deixar a tecnologia de lado é muito arriscado. Grandes empresas investem em startups e em outras iniciativas para conseguirem ser inovadoras mesmo sendo de maior porte. Já as menores, possuem o desafio de investir em tecnologia mesmo com baixo orçamento disponível. A segurança digital faz uma grande diferença nas operações. Segundo Alessandro, não é algo novo. Porém, agora que está mais acessível às empresas de menor porte. Hoje em dia, muitas soluções de segurança digital estão disponíveis através de assinatura mensal, tornando-se mais leve para as menores empresas.