Home / Economia

ECONOMIA

Corte na taxa de juros pode causar novo ciclo de boom imobiliário

Medida impacta na redução dos juros imobiliários, que impacta diretamente no aumento de poder de compra de imóveis, avalia Ademi-GO

Imagem ilustrativa da imagem Corte na taxa de juros pode causar novo ciclo de boom imobiliário

A queda de 0,5% na taxa básica de juros, a Selic, anunciada nesta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), pode resultar em um novo ciclo de boom imobiliário. A avaliação é do presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Fernando Razuk. “É algo que foi bastante esperado pelo mercado imobiliário. Com esta redução, caem também os juros do financiamento imobiliário”.

Pesquisa da Brain Inteligência Estratégia realizada para a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) apontou que, para 88,4% dos possíveis compradores de imóveis, é inviável adquirir casas ou apartamentos no Brasil a taxas de financiamento superiores a 11% ao ano. De acordo com o levantamento do Banco Central, as taxas reguladas para o financiamento imobiliário a pessoas físicas ficaram na média em 9,65% em junho.

“O corte da Selic impacta diretamente na redução dos juros do financiamento imobiliário, pois diminui o valor da parcela e, assim, mais pessoas conseguem realizar a compra de um imóvel. Ou seja, aumenta a demanda, que aquece o mercado e, na ponta, a valorização dos imóveis devem se intensificar nos próximos meses”, explica Razuk. “É um momento interessante de se investir em imóveis, pois pode ser o início de um novo ciclo de grande valorização”, completa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias