Cresce inadimplência das contas de água e luz
Redação DM
Publicado em 15 de fevereiro de 2016 às 16:36 | Atualizado há 10 anos
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) registrou que o número de consumidores brasileiros com contas atrasadas, como de luz e água, cresceu nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul. Segundo os especialistas, a crise econômica e a alta do desemprego podem contribuir para que a inadimplência continue avançando em 2016.
A região Nordeste foi a que registrou o avanço mais expressivo entre as pesquisadas pelo SPC Brasil, com uma alta de 6,86%, em comparação a janeiro de 2015, seguido por Sul (4,77%), Centro-Oeste (4,59%) e Norte (3,71%).
“A aceleração da inflação tem feito com que o planejamento financeiro dos consumidores fique prejudicado, já que há perda constante do poder de compra. Além disso, a escalada nas taxas de juros encarece as parcelas das compras realizadas a prazo e dos financiamentos, dificultando assim o pagamento em dia dos compromissos financeiros”, disse a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, ao Estadão.