EUA anunciam tarifa zero para café e frutas tropicais, mas mantêm taxa de 50% contra Brasil
DM Redação
Publicado em 29 de julho de 2025 às 15:23 | Atualizado há 14 horas
O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou que produtos não cultivados no país, como: café, manga, abacaxi e cacau. Podem receber tarifa zero. A declaração ocorreu durante entrevista à CNBC, mas não mencionou o Brasil, que enfrentará tarifa de 50% a partir de 1º de Agosto por decisão de Donald Trump.
O país domina 40% do mercado global de café e fornece 17% de suas exportações do produto aos EUA, que consomem 8 milhões de sacas brasileiras anualmente. Especialistas alertam que a tarifa de 50% criará crise de abastecimento, já que os EUA produzem apenas 1% do café que consomem.
Fernando Maximiliano, analista da StoneX, explica que a Colômbia, segundo maior produtor, não tem capacidade para substituir o Brasil. Os EUA podem precisar mudar blends para incluir café robusta ou buscar novos fornecedores de arábica, o que eleva custos.
Lutnick citou o recente acordo tarifário com a União Europeia, onde produtos como cortiça receberam isenção. O secretário afirmou que negociações com a China serão mais complexas e que Trump decidirá sobre novos acordos até sexta-feira (01/08).
Foto: Pixabay/ Pixels