Faturamento chegou a R$ 151,5 bilhões em 2015
Diário da Manhã
Publicado em 29 de janeiro de 2016 às 21:06 | Atualizado há 9 anos
De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), cerca de 444 milhões de pessoas visitam esses estabelecimentos mensalmente no Brasil, o mercado de shopping centers por aqui registrou, em 2015, alta de 6,5% nas vendas em relação ao ano anterior, atingindo total de R$ 151,5 bilhões, A expectativa do setor para 2016 é manter o ritmo de 6,5% de crescimento. Segundo a associação cerca de 11% dos shoppings do país estão localizados no Centro-Oeste.
“Como diversos outros setores, tivemos um 2015 muito desafiador, com um cenário de incertezas na esfera econômica. Ainda assim, a indústria de comemorou a chegada de 18 novos empreendimentos e apresentou um desempenho acima do varejo em geral. O mix de lojas diversificado, a segurança, a conveniência e os novos serviços que vêm sendo agregados aos centros de compras, além da grande capacidade adaptação de cada empreendimento às características de seu público, continuam sendo fortes atrativos para o frequentador”, avalia Glauco Humai, presidente da Abrasce.
No balanço do ano, a categoria de perfumaria cresceu 9%. Os segmentos de lazer/entretenimento (8,4%); conveniência/serviços (6%) e alimentação (5,3%) também tiveram desempenho favorável ao longo de 2015, todos acima de 5%.A indústria nacional de shopping centers recebeu 18 novos centros de compras em 2015. O número de lojas cresceu 3,1%, totalizando 98.200 estabelecimentos comerciais em. “Esses dados, somados às expansões pelas quais muitos shoppings estão passando, confirmam a força da indústria, com projetos em andamento e uma oferta diferenciada e cada vez mais completa de serviços e produtos aos frequentadores”, reforça Humai.
A região Sudeste foi a que ganhou a maior quantidade de novos empreendimentos – ao todo foram 8 – seguida pelo Nordeste, com 7 lançamentos no ano. Do total de shoppings inaugurados, 12 ocorreram fora dos grandes centros. Segundo o Censo Abrasce 2015-2016, 48% dos shopping centers estão localizados em capitais brasileiras e 52% em outras cidades. Apesar de perfis variados, 41% localizam-se em municípios com até 500 mil habitantes, o que aponta para uma tendência cada vez maior de interiorização no setor.
Segundo a Abrasce, há 30 lançamentos anunciados até o fim de 2016, 23 deles em cidades que não são capitais. Neste ano, 13 municípios receberão seu primeiro shopping, todos com porte de até 500 mil habitantes. “Mais desenvolvidas e com maior poder de compra, as cidades do interior e mesmo de regiões metropolitanas cresceram e se desenvolveram economicamente, passando a exigir maior proximidade de grandes centros comerciais, bem como acesso às facilidades proporcionadas por um shopping”, afirma Humai.
A estimativa de investimento total em novos projetos em 2016, incluindo shoppings a inaugurar e expansões, é de mais R$ 14 bilhões. Grande parte desses investimentos estará concentrada em cidades com menos de 500 mil habitantes (61%) e em shoppings de pequeno (42%) ou médio porte (36%). Ainda, mais da metade desse valor está dividida entre Sudeste (36%) e Nordeste (30%) e Norte (5%). Na sequência, concentram os investimentos as regiões Sul (18%),. Dos atuais 538 shoppings, cerca de 16% estão em fase de expansão e 29% possuem planos de ampliar em médio e longo prazo.
“Diversas cidades menores, concentradas em regiões mais afastadas das áreas metropolitanas, receberam seu primeiro shopping em 2015. Esses lançamentos contribuíram para a valorização do entorno, crescimento do comércio e aumento na arrecadação de impostos nessas localidades. São tantos os benefícios para a população, que todas as cidades passaram a querer seus centros de compras e o setor está acompanhando este movimento. Para 2016, muitos lançamentos estão previstos em municípios menores e, seguindo esta tendência, ainda há espaço para expansão dos shoppings no país. Por esses e outros fatores, acreditamos na continuidade do desenvolvimento do setor ao longo do ano de 2016”, conclui o presidente da Associação.
Em Goiás
O fim de ano não superou as expectativas dos lojistas de shoppinsg centers da capital, no entanto janeiro entrou com várias promoções para esses estabelecimentos na capital, para se ter uma idéia, atualmente cerca de quatro shoppings estão em liquidação. O Flamboyant Shopping Center mobilizou seus lojistas e entre os dias 29, 30 e 31 de janeiro, promove sua 27ª Mega Flamboyant, com descontos de até 70.
O Shopping Estação Goiânia teve esse período de liquidações no dia 8 desse mês também com até 70% de descontos
Promoção. No Shopping passeio das águas houve a Terça Revolucionária no dia 12 de janeiro, com descontos à partir de 25%.