Goiás é terceiro mais ágil em abertura de empresas no Brasil
Redação DM
Publicado em 20 de junho de 2020 às 13:41 | Atualizado há 5 anos
O tempo médio da abertura de empresas, no primeiro quadrimestre de 2020, colocou Goiás em 3º lugar como o estado mais rápido do Brasil. É o que define o Ministério da Economia em ranking produzido para avaliar o nível de agilidade em abertura de empresas em cada unidade federativa do Brasil.
Em relação ao último quadrimestre de 2019, a Juceg teve uma diminuição de 41%, levando em média 1 dia e 12 horas para abrir uma empresa.
Para o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, a pontuação se deve a vários fatores que levaram a autarquia a este nível de desburocratização. “No início da nova gestão, ocupávamos a 27º colocação. Com o apoio do governo, informatização e integração nos processos, conseguimos em poucos meses subir para o 7º lugar e agora recebemos essa excelente notícia, alcançamos a terceira colocação. Seguiremos firmes para manter um desempenho ainda melhor ao longo do ano”, destaca Euclides.
Brasil
De acordo com dados do Ministério da Economia, no primeiro quadrimestre de 2020, foram abertas 1.038.030 empresas no Brasil, o que representa um aumento de 1,2% em relação ao último quadrimestre de 2019 e queda de 1,1% quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2019.
No mesmo período, foram fechadas 351.181 empresas, uma queda de 6,6% no quantitativo de empresas fechadas se comparado com o último quadrimestre de 2019 e queda de 12% em relação ao mesmo período no ano anterior. Os resultados revelam um saldo positivo de 686.849 empresas abertas, com um número total de 18.466.444 empresas ativas.