Hackers furtam R$ 400 milhões do HSBC
Redação Online
Publicado em 31 de agosto de 2025 às 16:00 | Atualizado há 6 horas
O HSBC foi alvo de um ataque hacker que desviou cerca de R$ 400 milhões na última sexta-feira (29). A invasão aconteceu por meio da Sinqia, empresa brasileira que presta serviços de tecnologia para instituições financeiras e que atualmente é controlada pela Evertec.
De acordo com a Sinqia, a ação criminosa ocorreu em seu sistema do PIX. A empresa informou que não há sinais de que outros serviços tenham sido comprometidos e que, até agora, não foram encontrados indícios de vazamento de dados pessoais. Para lidar com o caso, a companhia abriu uma investigação técnica, está reforçando a segurança e recriando parte de seus sistemas em uma nova estrutura.
O HSBC confirmou o ataque, mas destacou que nenhuma conta ou recurso de clientes foi atingido diretamente. O banco disse ainda que conseguiu bloquear transações suspeitas e que está em contato com as autoridades para apurar o crime.
Esse não é um caso isolado. Em julho, outra fornecedora de tecnologia do setor financeiro, a C&M Software, também foi alvo de criminosos. Nos dois episódios, os hackers exploraram vulnerabilidades de empresas terceirizadas, consideradas pontos de acesso mais fáceis do que os próprios bancos.