Honda WR-V começa a ser vendido no dia 24 com preço inicial de R$ 79.400
Júlio Nasser
Publicado em 15 de março de 2017 às 11:18 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
O novo SUV compacto Honda WR-V, irmão do meio dos modelos Fit e HR-V, começa a ser vendido no próximo dia 24 deste mês, com preços de R$ 79.400 para a versão EX e R$ 83.400 para a EXL. Lançado no começo da semana, em Foz do Iguaçu, o novo WR-V chega com estilo de aventureiro, adotando um visual forte e robusto. A plataforma de construção do novo utilitário esportivo da marca japonesa é herdada do Fit, mas no design externo é diferente, embora traga detalhes que remetem ao irmão mais novo. Isso é fato.
O que o novo modelo compacto da Honda traz como herança genética do Fit, além da plataforma, é a parte interna. Praticamente nada foi mudado, exceto as saídas de ar, cujo acabamento no WR-V é cromado, e também quanto à possibilidade de contar com bancos em dois tons de cores.
O Honda WR-V, que foi mostrado ao público ainda no Salão do Automóvel de Salão Paulo, em novembro passado, cresceu 2 mm no entre-eixos, ficando com 2,55 metros contra 2,53 do FIT. O aumento acrescentou muito pouco na valorização do espaço interno em termos de crescimento. Ele mede 4 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,6 m de altura. Os 20,7 cm de vão livre do solo e os ângulos de ataque e saída de 21º e 33º são boas referências de dinâmica, mesmo em pisos mais irregulares.
Na parte frontal, o WR-V apresenta uma linguagem visual forte, favorecido pelo design da grade frontal maior, o capô menos inclinado e o desenho que cria um efeito musculoso do para-choque. As molduras de plástico em volta da caixa de rodas e as saias laterais tentam passam a imagem de um carro que pode encarar um passeio off-road.
A traseira ganha um visual diferente, com destaque para o desenho das lanternas invadindo a tampa- do porta-malas. No geral, o novo WR-V é um SUV bem atraente e que nasceu como um novo projeto para figurar no mercado entre o FIT e o HR-V, o carro-chefe de vendas da marca.
O W-V utiliza a mesma mecânica do Fit e do City, sendo equipado com motor 1.5 i-VTEC, que oferece de 115/116 cv de potência, e torque de 15,2 e 15,3 kgfm, com gasolina e etanol, respectivamente. O WR-V será vendido apenas com transmissão CVT de 5 velocidades, mas, no caso, de uma vontade do consumidor, a Honda admite oferecer a opção do câmbio manual de cinco marchas.
O consumo anunciado pela marca, conforme as medições oficiais feitas, mostram que, abastecido com gasolina o WR-V faz 11,7 km/ por litro na cidade e 12,4 na estrada. Com etanol, o consumo é, respectivamente, de 8,2 e 8,7 km por litro.
O compacto WR-V traz banco anatômico, com forrações diferenciadas em preto e prata ou preto e laranja (exclusiva da cor Vermelho Mercúrio), com regulagem de altura. O volante, com comandos de som, viva-voz e controle de cruzeiro, é revestido em couro e com ajustes de altura e profundidade em ambas as configurações, além de assistência elétrica EPS. À frente, o quadro de instrumentos Bluemeter, com computador de bordo multifunções traz informações claras e ótima visualização.
O novo SUV compacto traz também vidros elétricos – com função um toque para o motorista –, ar-condicionado, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de encostos de cabeça em todas as posições. O banco traseiro oferece a possibilidade de fixação de cadeirinhas infantis pelo sistema ISOFIX. O console central, o painel e laterais de portas trazem diversos porta-objetos.
De série, o WR-V, nas versões EX e ELX, vem com sistema de bancos ULTRa SEAT (Utility Long Tall Refresh), sistema que permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. O modo Utility, por exemplo, permite formar uma superfície plana, que amplia o espaço útil para acomodar bagagens, com mais de 1.000 litros.
A versão EX traz sistema de áudio com tela de cinco polegadas, onde são projetadas as imagens da câmera de ré, que oferecem três opções de visualização. Esse sistema oferece conectividade via Bluetooth, USB e cabo auxiliar, além de leitor de CD player. No modelo EXL, por sua vez, há um sistema multimídia de sete polegadas com GPS, navegador de internet via hotspot, e conectividade completa via Bluetooth, cartão SD e duas entradas USB.
As versões EX e ELX do WR-V contam com airbags frontais e laterais, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), exclusiva estrutura de deformação progressiva ACETM (Advanced Compatibility Engineering) e barras de proteção nas portas. A versão EXL acrescenta ainda airbags laterais do tipo cortina.
De acordo com o fabricante, o WR-V é um importante marco na história da marca no Brasil, que neste ano comemora 20 anos de fabricação no país. O WR-V é o primeiro automóvel com desenvolvimento liderado pela área de P&D no Brasil e está sendo produzido na fábrica de Sumaré, interior de São Paulo, juntamente com Civic, HR-V, City e Fit. Depois do Braisl, onde foi desenvolvido, o WR-V será vendido em outros países da América do Sul e na Índia.