Hyundai Creta é mais uma novidade que entra na briga dos SUVs em 2017
Redação DM
Publicado em 13 de novembro de 2016 às 22:54 | Atualizado há 8 mesesNorton Luiz
Editor de Veículos
Dentre os veículos utilitários esportivos que estão de malas prontas para desembarcar no mercado brasileiro em 2017, o Hyundai Creta é figurinha certa nesse segmento. O modelo está sendo apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Salão Paulo com grande destaque e deve alcançar considerável volume de vendas entre os SUVs compactos. O Creta tem previsão de chegada ao mercado para o mês de janeiro, com a promessa de ser mais uma excelente opção de compra por parte dos consumidores de SUVs. Seu design para o Brasil é inédito e por aqui terá visual mais robusto, sofisticado e imponente, além de eceber equipamentos inéditos na categoria.
O SUV Creta, que em outros continentes onde é comercializado tem o nome de ix25, será produzido na planta da Hyundai, em Piracicaba, utilizando a mesma plataforma do importado New Elantra, que já está chegando ao mercado. O Creta terá motores 1.6, de 130 cv, e 2.0, de 166 cv, um dos mais potentes do mercado. O câmbio é o manual e, opcional, automático, para a versão equipada com motor 1.6, e automático para a 2.0. A Hyundai não dá detalhes sobre versões e preços, informando apenas que o Creta vai concorrer com os demais veículos da sua categoria, como o Honda HR-V.
Concept STC
Desenvolvido em conjunto pelas engenharias da Coreia do Sul e do Brasil, o Hyundai Creta STC (Sport Truck Concept), exposto também no Salão do Automóvel, é resultado de um exercício inspirado no SUV compacto Creta, pensado para um público jovem que vive em grandes centros urbanos e não abre mão do estilo, dirigibilidade e funcionalidade. O modelo (imagem na cor verde abaixo) não será comercializado, mas traz o conceito para o Salão com o objetivo de observar a reação do consumidor brasileiro diante do visual ousado e da possibilidade de a Hyundai entrar, futuramente, no segmento de picapes.
A montadora mostra ainda versões “experimentais” do HB20, como o HB20 D spec Concept, o HB20X JBL Concept e o HB20S Limited Concept, e os o Hyundai IONIQ Híbrido e a picape-conceito Hyundai Creta STC. Projetadas no Brasil, em parceria com a matriz da Hyundai, na Coreia do Sul, as versões “experimentais” do HB20 reforçam a versatilidade do carro que foi pensado para o consumidor brasileiro e hoje é um dos mais vendidos do País.
O HB20 D spec Concept, uma das versões experimentais do HB 20, é destinado ao público que valoriza ainda mais um visual esportivo e arrojado. O conceito é derivado do HB20 R spec, modelo comercializado pela marca desde o início deste ano. Chama a atenção a pintura fosca na cor dourada em contraste com itens que apresentam acabamento preto brilhante, como antena tipo barbatana, spoiler traseiro, emblemas e contorno da grade dianteira, além de ponteira de escapamento cromada, pinças de freio pintadas de dourado, rodas de liga leve pretas de 17 polegadas e para-choques com linhas esportivas.
O HB20X JBL Concept foi criado em parceria com a JBL, marca líder em áudio, para os apaixonados por música e som automotivo de qualidade. O carro tem detalhes inéditos, como pintura fosca na cor grafite com detalhes laranja, bancos de tecido em preto e azul e teto interno na cor preta. A versão conta ainda com um inovador sistema sonoro, classificado como branded áudio. A solução é composta por alto-falantes premium e processador de áudio digital de alta performance.
O HB20S Limited Concept é uma versão mais sofisticada e refinada do sedã da família HB20. O modelo na cor branca perolizada possui rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, faróis com projetor e light guide de LED, além de bancos de couro, painel do carro e das portas na cor marfim, trazendo mais sofisticação e exclusividade para o conceito. Nenhum deles, segundo a Hyundai, tem previsão de ser produzido em escala, mas servem para indicar preferências do consumidor brasileiro e guiar futuras introduções e até mesmo séries especiais do HB20 no mercado.
O Hyundai IONIQ é o primeiro carro elétrico do mundo com três opções de motorização disponíveis para um único modelo – híbrida, híbrida plug-in e elétrica –, representando um importante marco na estratégia de sustentabilidade da Hyundai. Seu projeto materializa a visão da empresa sobre o futuro da mobilidade e é o ponto de partida para uma nova geração de veículos elétricos.
O IONIQ Híbrido, exposto no Salão do Automóvel, é equipado com motor Kappa 1.6 GDI, a gasolina, com quatro cilindros, 105 cv, 15,0 kgf.m de torque e injeção direta, em conjunto com um motor elétrico de 32 kw (43 cv) e 17,3 kgf.m de torque, alimentado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 1,56 kWh. Juntos, os dois propulsores totalizam uma potência combinada de 141 cv e 27,0 kgf.m de torque, atingindo a velocidade máxima de 185 km/h com emissões de CO² abaixo de 79 g/km.