JAC T5 CVT recebe câmbio automático e quer ganhar mercado entre os SUVs
Redação
Publicado em 21 de novembro de 2016 às 18:02 | Atualizado há 4 mesesNorton Luiz
Editor de Veículos
O novo JAC T5 CVT é o primeiro veículo da marca chinesa a chegar ao Brasil com câmbio automático. Com isso, a JAC Motors inicia um novo capítulo na sua história no Brasil, prevendo, com esse lançamento, viver um novo momento no mercado com um produto altamente competitivo no emergente segmento dos veículos utilitários esportivos. O JAC T5 é um SUV compacto que chega trazendo outras vantagens, além do design atraente, com linhas agregam robustez ao modelo, e do novo cambio automático, de origem belga, de seis velocidades.
O SUV T5 automático traz um completo pacote de equipamentos tecnológico semelhante ao do Nissan Kicks, recém-lançado no mercado. A comparação foi feita pelo próprio presidente da marca no Brasil, Sérgio Habib, durante a apresentação dom produto. O JAC T5 automático só não tem o que o Kicks oferece a câmera de 360º e botão e partida de sem a chave, o Star/Stop. Mesmo com a proximidade em tecnologia, o T5 automático da JAC custa R4 20 mil a menos do que seu concorrente, que custa R$ 90 mil.
O JAC T5 foi anunciado por R$ 69.900, mesmo preço de venda do seu irmão com câmbio manual. O preço promocional de lançamento apresentado para o JAC T5 com transmissão automática não tem prazo de duração, segundo Sérgio Habib. “O comprador do T5 com o novo câmbio pagará o mesmo preço da versão com câmbio manual e não vamos estabelecer prazo para o fim da promoção”, assinalou a presidente da JAC Motors do Brasil.
A marca estima um salto considerável nas vendas do JAC T5 e no segmento em que vai concorrer, o dos SUV´s compactos, o câmbio automático responde por mais de 75% das vendas. “Para realizar esse lançamento, conseguimos posicionar o T5 CVT em uma faixa de preços, mesmo bem equipado, onde competem apenas concorrentes de entrada e com câmbio manual. O novo câmbio do T5 tem o modos de condução normal, esportiva e manual. Outra novidade trazida pelo JAC T5 CVT em relação à versão tradicional com câmbio manual é o piloto automático.
O kit multimídia, fornecido pela Foxconn, com mirror link e tela de 8 polegadas, sendo que as dimensões dessa tela não são adotadas por nenhum outro SUV desse segmento. É um item totalmente intuitivo e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card e oferece a função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablets através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas. O sistema incorpora, também, a câmera de ré.
O JAC T5 CVT vem com os sistemas de segurança ESP (controle eletrônico de estabilidade), TCS (controle eletrônico tração), assistente de partida em rampas (HSA), EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), BAS (assistente para frenagens de pânico), BOS (pedal “inteligente” de freio), que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente, e até luzes diurnas de LED compõem a vasta lista de equipamentos de série do T5 CVT. Tem ar-condicionado digital, vidros elétricos nas quatro portas, alarme antifurto, sistema isofix, direção elétrica faróis de neblina dianteiro e traseiro, dentre outros itens bastante considerados na hora da compra pelos consumidores de SUVs.
O JAC T5 automático vem com a mesma motorização 1.5 da versão manual, com comando de admissão variável (VVT) ele rende potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6.000 rpm. O torque máximo é de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Num rápido teste do veículo numa viagem de São Paulo a Campinas, o T5 automático se comportou bem em termos de silencio na cabine, no consumo, no conforto do motorista e passageiros e deixou bem claro que, como SUV urbana surpreende. Na estrada o motor 1.5 é esperto, mas grita um pouquinho nas retomadas.