Jeep Compass é apresentado com inédita motorização 2.0 Tigershark Flex
Redação DM
Publicado em 25 de outubro de 2016 às 17:19 | Atualizado há 5 mesesNorton Luiz
Editor Online de Veículos
No lançamento do Jeep Compass no mercado brasileiro, a FCA anunciou as versões equipadas com motorização a Diesel 2.0 Multijet II Turbodisel e a 2.0 Tigershark Flex. No entanto, colocou à disposição para avaliações apenas as primeiras. Agora, a montadora, menos de um mês depois de apresentar a nova geração do Jeep Compass, mostra finalmente as versões equipadas com o inédito motor 2.0 Tigershark Flex, que rende até 166 cv e 20,5 kgfm de torque a 4.000 rpm com etanol (159 cv e 19,9 kgfm com gasolina).
Combinada com transmissão automática de 6 marchas com comando sequencial pela alavanca e aletas atrás do volante, esse novo propulsor recebeu alterações para se tornar flexível. O motor Tigershark mereceu destaques durante sua apresentação em função do desempenho satisfatório apresentado, combinando suavidade em funcionamento e economia de combustível.
A gama do Jeep Compass equipada com a nova motorização 2.0 Tigershark é composta pelas versões Sport, Longitude e Limited, com os respectivos valores sugeridos de R$ 99.990, R$ 106.990 e R$ 124.990. Um outra versão de lançamento, batizada de Opening Edition, limitada a 500 unidades, com itens diferenciados, custa R$ 109.490. Na configuração Flex, o Compass chega ao mercado para brigar com os SUVs médios-compactos Hyundai ix35, Kia Sportage e Mitsubishi ASX. O modelo da FCA oferece pacote recheado de itens, garantia de três anos, além da oferta de carro reserva quadro algum reparo ultrapassar 24 horas.
Produzido no México, o novo motor Tigershark 2.0 16V Flex tem duplo comando de válvulas no cabeçote e duplo variador de fase, com bloco e cabeçote de alumínio. Ele recebeu recebeu 20 alterações, em relação ao motor americano que tem o mesmo nome. A taxa de compressão, que era de 10,2:1, foi aumentada para 11,8:1. Outra característica que explica o desempenho do Tigershark é o duplo variador de fase independente, com 60° de curso de atuação. Para se ter uma ideia, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,6 segundos com etanol.
O propulsor foi desenvolvido para ter alta durabilidade, chegando a pelo menos 240.000 km, seguindo as exigências do mercado norte-americano, e é capaz de atender às normas de emissão do Proconve fase 6 e da Euro 6. O Tigershark 2.0 Flex permite partidas a frio com 100% de etanol no tanque, por meio do sistema HCSS, que aquece o combustível com resistências elétricas. Desta foram, dispensa o tanque auxiliar de gasolina.
O Jeep Compass dispõe de um conjunto de recursos de segurança bem robusto, incluindo controle de velocidade adaptativo (ACC), aviso e prevenção de colisão frontal (FCWp), alerta de mudança de faixa (LDW), farol alto automático (AHB), estacionamento semiautônomo (Park Assist), detector de pontos cegos (BSD) e sete air bags, sendo um de joelhos — estes dois últimos itens são padrão nas versões Limited e Trailhawk.
Entre os principais equipamentos de série de todo Compass há assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, monitoramento de pressão dos pneus e o controle de estabilidade (ESC) que engloba os sistemas eletrônicos anticapotamento (ERM), de oscilação de reboque (TSC) e os recursos ligados à frenagem, como o EBP, que aproxima as pastilhas dos discos se o motorista tirar o pé do acelerador rápido demais, melhorando o tempo de resposta dos freios, e o assistente de frenagem em pânico (PBA), que aplica automaticamente a força máxima do freio em caso de emergência se o motorista não fizer isso por meio do pedal.
Outro itens de segurança do Jeep Compass novo Compass é a iluminação, que conta com assinaturas em LED na frente e atrás, aumentando a visualização do veículo. Em todas as configurações há luzes diurnas (DRL), faróis de neblina com função cornering (se acendem sozinhos do lado em que se vira o volante em manobras ou em baixa velocidade) e luz traseira de neblina. E nas versões Limited e Trailhawk, os faróis de xenônio são de série. O Jeep, em todas as suas versões, será atração no estande da marca, no Salão do Automóvel, que acontecerá de 10 a 20 de novembro próximo, em São Paulo.