Economia

Led Zeppelin tem finanças investigadas por suposto plágio de ‘Stairway to heaven’

Redação DM

Publicado em 3 de fevereiro de 2016 às 02:55 | Atualizado há 10 anos

LOS ANGELES – Os integrantes ainda vivos do Led Zeppelin foram questionados em uma ação judicial que alega que a clássica “Stairway to heaven” foi roubada de uma música obscura da banda Spirit. Jimmy Page, John Paul Jones e Robert Plant foram interrogados separadamente no mês passado como parte da investigação pré-julgamento no suposto caso de violação de direitos autorais, indicam documentos do Tribunal Federal de Los Angeles.

Durante os interrogatórios em Londres, os músicos disseram que não tinham ideia de quais de suas finanças ou ganhos foram com o Led Zeppelin, segundo documento do advogado do autor da ação, que pede mais tempo para investigar. Os integrantes da banda e a gravadora, Warner Music, negam as alegações de violação e afirmam que Plant e Page compuseram sozinhos a música lançada em 1971.

Para alguns ouvidos, as notas de abertura da música do Led Zeppelin soam parecidas com “Taurus”, música instrumental do disco de estreia da Spirit, em 1968. No final daquele ano e ao longo de 1969, Spirit e Led Zeppelin compartilharam a conta em vários shows.

O guitarrista do Led Zeppelin, no entanto, atesta que suas memórias da época são vagas, segundo o arquivo do advogado Francis Alexander Malofiy, que conduz o questionamento.

“As respostas de Jimmy Page alegam que ele se lembra de quase nada sobre os anos 1960 ou 1970, apesar de muitas entrevistas públicas relacionadas à Spirit, nas quais ele afirmou que ouviu os discos da banda e que o atingiram em um nível emocional, apesar do fato de que ele tocou em shows dos quais a Spirit participou”, Malofiy escreveu.

O guitarrista da Spirit, Randy California, que compôs “Taurus”, morreu em 1997. Malofiy, que representa o fundo que gerenciam os royalties do trabalho de California, abriu o processo em maio de 2014. O advogado agora recorre à Justiça para adiar a data do julgamento de maio para julho, em parte para lhe dar mais tempo para analisar a enorme quantidade de informação que obteve com a investigação, que inclui 40 mil páginas de registros financeiros.

A disputa apresenta altos riscos potenciais. Em 2008, quando a refista Condé Nast Portfolio publicou uma estimativa que incluía royalties e vendas de gravação para “Starway to heaven”, o hit tinha arrecadado ao menos US$ 562 milhões. Se o processo tiver êxito, um estatuto de três anos de limitações iria restringir a recompensa dos ganhos mais recentes.

“‘Stairway to heaven’ é notavelmente uma peças de propriedade intelectual mais protegidas e valiosas na história e, sendo assim, é crucial que os analistas de danos do autor do processo sejam capazes de avaliar integralmente toda informação relevante para chegar a uma opinião competente”, sustenta Malofiy.

A equipe jurídica do Led Zeppelin afirma que gravações preliminares da criação de “Stairway do heaven” foram localizadas, segundo reposta às solicitações da investigação. Ambos os lados ainda brigam para saber se os réus devem aceitar “destrinchar” a música, o que permitiria o isolamento dos diferentes elementos que compõem a obra por especialistas.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia