Mercedes-Benz station wagon C 300 Estate Avantgarde brilha sozinho no Brasil
Redação DM
Publicado em 18 de julho de 2017 às 13:56 | Atualizado há 6 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
O C 300 Estate Avantgarde passa a ser o único station wagon oferecido pela Mercedes-Benz no Brasil. A nova versão, com motor de 245 cv e câmbio automático com nove velocidades, substitui o C 180 Estate anteriormente ofertado no país e chega ao mercado com preço sugerido de R$ 265.900,00. O C 300 Estate traz um completo pacote de equipamentos, como sistema de estacionamento automático com sensores Parktronic (6 traseiros e 6 dianteiros), bancos de couro – o do motorista com ajustes elétricos, memória e ajuste lombar – e teto solar panorâmico.
O interior do C 300 Estate é ideal para consumidores com um estilo de vida multifacetado, uma vez que é extremamente confortável para o uso diário. O modelo se adapta a uma grande variedade de utilizações e dá continuidade à tradição dessa classe de veículos que sempre combinou diferentes exigências em termos de esportividade e praticidade.
A traseira esportiva do novo Classe C Estate oferece uma capacidade de carga que vai dos 490 aos 1.510 litros (segundo a norma ISO 3832). Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, o que abre a possibilidade de uso do interior em configurações para cinco, quatro, três ou dois ocupantes, acomodando objetos ou volumes de maior porte. Os encostos dos bancos traseiros podem ser destravados e rebatidos eletricamente ao toque de uma tecla para ampliar o espaço de carga. A praticidade de carregamento é facilitada ainda mais com a tampa traseira com abertura elétrica EASY PACK.
O motor 2.0 litros do C 300 Estate acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e pode chegar a até 250 km/h (velocidade limitada eletronicamente). Assim como todos os modelos da família Classe C de motorização 180 a 300, o C 300 Estate conta agora com a eficiente e dinâmica transmissão automática 9G-TRONIC. Com nove velocidades, esta é a primeira transmissão automática do segmento premium com conversor de torque hidrodinâmico. A função ECO start/stop desliga o motor quando o veículo está parado, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente ou retira o pé do freio.
O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão, que foi introduzido pela primeira vez em motores produzidos em série pela Mercedes-Benz, utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade. Essa sofisticada tecnologia é complementada pela “ignição múltipla rápida”: após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional.
Cinco programas de condução permitem ao motorista pré-selecionar as características das trocas de marchas ou realizá-las por meio das borboletas posicionadas no volante. Quando solicitada de forma esportiva, a 9G-TRONIC pode “saltar” marchas nas reduções de velocidade, indo da 5ª para 3ª velocidade, por exemplo. No C 300 Estate, o motorista pode selecionar o programa de condução desejado ao toque de uma tecla. As opções disponíveis são: “Comfort”, “ECO”, “Sport” e “Sport+”. A opção “Individual”, adicional, permite que o motorista configure seu veículo de acordo com suas preferências pessoais.
Os modos de condução possibilitam também que o motorista escolha o som do motor que mais lhe agrada por meio do sistema DYNAMIC SELECT. No modo Comfort, por exemplo, é possível desfrutar do sistema de som para escutar suas músicas preferidas praticamente sem interferência do som do motor e no modo Sport/Sport+, o sistema de alto-falantes reproduz no interior do automóvel o desempenho sonoro do motor de 245 cv. Isso acontece por meio de um gerador de som pré-programado que reconhece o comportamento do veículo, como por exemplo, rotação de marchas, peso, ângulo do pedal do acelerador, velocidade, intensificando o som do motor em seu interior. O sistema, no entanto, não interfere na reprodução de músicas.
Como o Classe C sedã, o C 300 Estate é equipado com freio de estacionamento elétrico. Ele é liberado automaticamente quando o motorista tira a transmissão da posição Parking para colocar o veículo em movimento. O assistente ativo de estacionamento PARKTRONIC estaciona o automóvel automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto em vagas paralelas como perpendiculares. A função de partida KEYLESS-GO permite ligar e desligar o motor ao toque de uma tecla, sem necessidade de usar a chave.
Outros sistemas de série incluem o monitoramento da pressão dos pneus, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), Controle de Tração na Aceleração (ASR), Tração Eletrônica em cada roda (ETS), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Brake drying (secagem dos discos na chuva) e função HOLD, de parada em semáforos ou situações semelhantes sem necessidade de manter o pé no pedal do freio.
Como todos os modelos Mercedes-Benz, o C 300 Estate é equipado de série com o sistema ATTENTION ASSIST, que pode alertar o motorista em caso de falta de atenção e sonolência. Ele permite ajustar o nível de sensibilidade e fornece ao condutor avisos visuais e sonoros, sugerindo uma pausa para descanso.