Economia

Ministério da Fazenda reduz estimativa de alta do PIB para 2,3%

Redação DM

Publicado em 15 de fevereiro de 2025 às 16:20 | Atualizado há 2 meses

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2025. A estimativa foi revisada de 2,5% para 2,3%.

De acordo com a SPE, a mudança reflete os efeitos do atual ciclo contracionista da política monetária e fiscal, que podem influenciar o ritmo de expansão da atividade econômica no próximo ano.

A nova projeção está acima da estimativa do Banco Central (BC), que prevê um crescimento de 2,1% do PIB em 2025. Já o mercado financeiro apresenta uma projeção ainda menor, de 2,03% para o mesmo período.

A revisão do Ministério da Fazenda ocorreu no mais recente Boletim Macrofiscal da SPE. O documento aponta que a principal razão para a redução da estimativa foi o impacto da taxa básica de juros (Selic), além do cenário econômico global, que afeta diretamente o desempenho da economia brasileira.

A SPE também prevê um ritmo mais lento nos setores industrial e de serviços ao longo de 2025. No entanto, a retração nesses segmentos pode ser parcialmente compensada por uma aceleração na produção agropecuária, conforme destacado no relatório.

]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias