Economia

Novo Corolla inova no design e incrementa a linha com a versão XRS

Redação DM

Publicado em 18 de março de 2017 às 12:11 | Atualizado há 8 meses

Norton Luiz
Editor de Veículos

O Toyota Corolla 2018, apresentado na última quinta-feira, em São Paulo, não traz apenas um novo visual como novidade. O sedã campeão de vendas no Brasil e no mundo recria a versão esportiva XRS e equipa a nova linha, desde as versão de entrada, com controles de estabilidade e tração, assistente de subida e acrescenta mais dois airbags aos cinco que já equipavam a versão anterior, formando uma proteção com cortina. Não dá para afirmar que o Novo Corolla traz mudanças profundas no design. Foram poucas, mas o suficiente para deixar o modelo com um apelo visual bem chamativo, inclusive com a adoção das rodas de 17 polegadas que equipam as versões a partir da XEi.

São seis versões disponíveis e duas motorizações. A de entrada GLi, com motor 1.8 16V, com câmbio manual de seis velocidades, oferece outras duas configurações com câmbio automático de sete velocidades: GLi Multi-Drive e GLi Upper Mul-Drive. As duas primeiras têm o mesmo valor de R$ 69.990, enquanto a Upper Multi-Drive chega a 90.990.  Na sequência estão as versões 2.0 XEi Multi-Drive por R$ 99.990, a 2.0 XRS Multi-Drive por R$ 108.990 e a Altis Multi-Drive, topo da linha, que custa R$ 114.990. Nas versões 2.0 automáticas as trocas de marchas podem ser feitas manualmente no modo sequencial, tanto na alavanca do câmbio quanto por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

O Corolla 2018 mudou principalmente na dianteira, agora com um novo conjunto de faróis e grade mais afilados e um novo para-choque com desenho que transmite mais robustez. O conjunto óptico dianteiro possui faróis de halogênio nas versões GLi e XEi, e de LED, com nivelamento automático, nas versões XRS e Altis. As lanternas com luzes diurnas (DRL –Daytime Running Lights) estão disponíveis a partir da versão XEi e todas contam com lanternas dianteiras com luz de posicionamento em LED.

Na traseira, as mudanças de maior visibilidade estão nas lanternas, que agora são de LED em toda a linha e com nova disposição das luzes traseira, de freio e neblina, levadas para a parte inferior, rente à barra cromada mais fina, colocada ali para garantir mais requinte e fluidez ao conjunto. A versão XRS, que foi produzida até 2014, ganha itens que evocam seu caráter dinâmico, como aerofólio traseiro, saias esportivas (frontal, lateral e traseira), ponteira do escapamento cromado e o exclusivo emblema XRS no canto inferior direito da tampa do porta-malas.

No interior do Corolla 2018 o acabamento, desde a versão de entrada GLi, não deixa nada a desejar. Tem partes revestidas de couro na cor preta, como no volante e detalhes da manopla de transmissão, e cinza na parte anterior dos bancos dianteiros e traseiros. As versões GLi Upper e XEi possuem acabamento em couro na cor cinza, enquanto a XRS em couro exclusivo na cor preta e a topo de linha Altis disponibiliza a nova cor linho claro. O cromado, bastante utilizado a partir das versões XEi em várias partes do interior do carro, dá mais requinte e sofisticação ao interior.

Os dois tipos de painel de instrumentos disponíveis no Corolla receberam alterações gráficas. Nas versões XEi, XRS e Altis o painel agora mostra dois grandes círculos em suas extremidades: o esquerdo reúne o conta-giros e o termômetro do motor; o direito, o velocímetro e o indicador de combustível. No centro, uma tela de TFT de 4,2”, agora colorida, exibe diversas informações sobre a condução, em projeção tridimensional. No XEi, XRS e Altis o sistema multimídia Toyota Play agora conta com tela de LCD de 7” sensível ao toque. O Corolla é líder no segmento de sedãs médios e com 44% de participação no mercado no Brasil.

O motor 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que equipa a versão GLi rende 144 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 18,6 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.800 rpm. Já o 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 154 cv a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol, e 143 cv de potência a 5.800 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 20,7 kgfm a 4.800 giros (com etanol) e 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina).

Em se tratando de consumo, os números oficiais apresentados indicam que o Corolla com motor 1.8 manual faz 10,7 km por litro na cidade e 13,2 na estrada, quando abastecido com gasolina, e 7,4 na cidade e 9,1 km por litro na estrada, com etanol. Com transmissão automática (Multi-Drive), o 1.8 faz 11,4 km por litro na cidade e 13,2 na estrada, com gasolina, e 7,8 na cidade e 9,2 na estrada, com etanol. Equipado com motor 2.0 (câmbio automático), o Novo Corolla faz 10,6 km por litro na cidade e 12,6 km na estrada, abastecido com gasolina, e 7,2 km por litro na cidade e 8,8 na estrada, com etanol.

Desde a versão de entrada GLi, o Corolla 2018 está equipado com direção eletroassistida progressiva; ar-condicionado com controle manual; chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados; computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo percorrido, controle de iluminação do painel e da temperatura externa); coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; hodômetro e relógio digital; sistema de som com conectividade USB, para iPod® e similares, e dispositivo Bluetooth®; vidros e retrovisores com acionamento elétrico; volante multifuncional; entre outros.

A versão XEi também possui ar-condicionado digital; Smart Entry – sistema de destravamento das portas por sensores na chave; Push Start – sistema de partida sem chave (estes dois últimos são novidades para a versão); espelho retrovisor interno eletrocrômico; controle de velocidade de cruzeiro; rodas de liga leve aro 17”; antena shark fin; faróis de neblina dianteiros; acendimento automático dos faróis; painel de instrumentos com tela TFT colorida de 4,2”; sistema multimídia Toyota Play com tela LCD de 7” sensível ao toque e áudio compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e rádio AM/FM; sistema de navegação GPS; TV digital e câmera de ré; Bluetooth®; quatro alto-falantes e dois tweeters; entre outros.

A versão XRS se diferencia da XEi pelo acabamento interno na cor preta; aerofólio traseiro com luz de freio em LED; saias esportivas laterais, frontal e traseira; ponteira do escapamento cromada; faróis dianteiros em LED; ajuste de altura do farol; e rodas diamantadas aro 17”, com acabamento em preto brilhante. Além do pacote acima, o Corolla Altis tem como diferenciais, ar-condicionado dual zone (novidade); limpador do para-brisa com sensor de chuva; banco do motorista com regulagem elétrica de oito posições; espelhos retrovisores externos eletrorretráteis automáticos; e rodas diamantadas aro 17”, com acabamento na cor cinza.

As cores disponíveis são o branco perolizado, prata supernova, cinza granito, preto eclipse, vermelho granada e na nova cor marrom urban. O Corolla XRS, apenas nas cores branco polar e preto eclipse.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia