Economia

Novo Volvo XC60 2018 quer passar a ser referência no segmento dos SUVs

Júlio Nasser

Publicado em 19 de agosto de 2017 às 13:04 | Atualizado há 4 meses

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Volvo Cars apresenta ao mercado brasileiro a segunda geração do XC60. O utilitário esportivo de luxo, totalmente reformulado, chega às concessionárias da rede em setembro nas versões de acabamento Momentum, Inscription e R-Design e quer se tornar uma referência entre os SUVs do segmento Premium no mercado brasileiro. O modelo, com propulsor a gasolina, custa, respectivamente, R$ 239.950, R$ 259.950 e R$ 269.950. As versões intermediária e topo foram vendidas por R$ 3 mil a menos durante o período de pré-vendas do modelo.

O XC60 traz motor T5 Drive-E, de 2 litros, de 4 cilindros em linha, com tração integral AWD (All Wheel Drive, que produz 254 hp de potência máxima e 350 Nm de torque entre 1.500 e 4.800 rpm.  Esse propulsor, movido apenas  a gasolina, conta com turbocompressor  e injeção direta. Ele é  que associado à  transmissão automática de 8 velocidades e reconhecido por sua eficiência e baixo nível de emissão de poluentes. Bastante equipado com tecnologias automotivas de ponta, o XC60 traz no pacote o sistema de direção semiautônoma.

The new Volvo XC60

Primeiramente a marca traz a versão T5 ficando para julho  do  próximo ano a importação do modelo na versão D5 com motor a diesel, provávelmente junto com o T8 Híbrido. Os principais concorrentes do XC50 T5 no Brasil são o Land Rover Discovery Sport, Audi Q5, BMW X3 e o Mercedes-Benz GLC.

Veículo mais vendido da marca no mundo, não sendo diferente no Brasil, onde já comercializou com 18 mil unidades,  o Novo XC60 representa  o passo seguinte no plano de transformação da fabricante sueca, iniciado em 2015 com o XC90. O novo SUV foi desenvolvido sobre a inovadora plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos carros da série 90 (XC90, S90 e V90). A geração que está chegando ao mercado ficou mais espaçosa interiormente em relação à anterior, em função do aumento de 9 cm no entre-eixos.

O Novo XC60 apresenta um exterior que combina um capô longo, para-lamas alargados e vincos de linhas ascendentes que confirmam a presença imponente do modelo. A forte personalidade da dianteira é expressada pelo  avançado sistema de iluminação Volvo FULL LED System, que incorpora quatro funções aos faróis  auto-direcionais, sistema que evita  ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido; Nivelamento automático; e  acendimento automático.

New Volvo XC60 - T6

Na traseira, a lanterna característica que identifica o modelo se conecta com a geração anterior. Agora com feixes de LED, o conjunto ótico elevado apresenta um desenho ainda mais marcante que se prolonga na tampa do porta-malas. O interior do Novo XC60 utiliza materiais naturais e luxuosos por toda a cabine. Madeira, metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design escandinavo.

O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. Com nova atualização gráfica do display, a navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

The new Volvo XC60 - Teaser image

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call atualizado, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Nas versões Inscription e R-Design, o Novo XC60 apresenta O controle absoluto do veículo se dá também por meio de diferentes modos de condução. São cinco no total, que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção: O Eco privilegia economia de combustível; o Confort:prioriza suavidade nas reações do veículo; o Off-road para transitar em estradas de terra; o Dynamic: para uma condução mais esportiva; e o Individual customiza a configuração.

O novo XC60 é um dos carros mais seguros já fabricados pela indústria automotiva. Repleto de novas tecnologias, o modelo chega ao Brasil equipado com o inovador City Safety, que foi atualizado no veículo e inclui um assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O sistema City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

The new Volvo XC60

Outros dois novos recursos inovadores avançam para a segurança  do novo veículo, estando  presentes nas versões Inscription e R-Design (estas duas versões trazem painel de instrumentos digital personalizável de 12,3″), como Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária, cujo  sistema é ativado entre 60 e 140 km/h; e o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego.

O SUV de segunda geração também disponibiliza como itens de série sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. As versões Inscription e R-Design acrescentam ainda à lista de equipamentos o alerta de colisão traseira  e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma (Pilot Assist) de até 130 km/h.

Além de todos esses recursos, o SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free nas versões Inscription e R-Design) e um equipamento inédito no segmento: nova palheta do limpador do para-brisa com jatos integrados que fornecem exatamente a quantidade de líquido no local necessário, para que a limpeza seja mais eficiente.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias