Para líder empresarial, retomada de anel viário precisa de união de forças
Redação DM
Publicado em 12 de fevereiro de 2021 às 11:24 | Atualizado há 4 anos
Para que o projeto do Anel Viário da região metropolitana de Goiânia seja retomado, é necessária a união de forças entre os governos federal e estadual e os municípios envolvidos na obra, além do apoio do Fórum Empresarial. Essa é a conclusão de Ioav Blanche, presidente do Sindicato da Habitação do Estado de Goiás (Secovi-GO), após participação no encontro com o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, na quarta-feira, 10, em Brasília.
A retomada das obras do anel viário foi pauta da reunião com o ministro da Infraestrutura com participação do governador Ronaldo Caiado, do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, de 11 dos 17 deputados federais, 2 senadores, do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, e de representantes do Fórum Empresarial.
Na opinião de Ioav Blanche, a reunião foi muito importante, principalmente, sobre dois aspectos: a unificação das informações sobre a situação da concessão da Triunfo, que se encontra indefinida e sob risco de judicialização, e a unificação dos projetos. “Escutamos do ministro que a situação da concessão da Triunfo Concebra continua indefinida e sem perspectiva de investimentos ou devolução, e que a solução para o anel viário está em sua inclusão dentro de outras concessões que estão em estudo”, relatou o presidente do Secovi.
As prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, na visão de Ioav, devem participar na elaboração do projeto e adaptação de suas legislações. Já os governos estadual e federal entrariam com os recursos e a solução do impasse quanto à concessão do trecho da BR-153 à Triunfo Concebra. Para o líder empresarial, com cada parte agilizando suas ações, o projeto tem condições de sair do papel.
Segundo Luís Alexandre Crincoli, presidente da Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (ADU-GO), que também participou da reunião, o ministro informou que a obra do anel viário já está encaminhada e que está sendo estudada a modelagem da relicitação da BR-153 e também na nova licitação da BR-060 (364/452), que será concluída em julho. “Quanto ao trecho de Aparecida de Goiânia, que já está na concessão Triunfo Concebra, vai ser necessário um esforço para que a concessão seja devolvida e possa ser feita uma nova licitação”, informou.
Ficou definido na reunião que Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) irá coordenar a elaboração do projeto com apoio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e participação da bancada de parlamentares goianos e do Fórum Empresarial. Pelo proposto, as obras iniciariam em 4 ou 5 anos.
Luis Alexandre destacou a importância da obra para resolver o trafego na BR-153. “Ela se tornou uma via urbana que liga 11 rodovias que chegam a Goiânia, o que é praticamente insustentável”. Segundo Alexandre, a constatação de que as ligações entre as 11 rodovias são feitas com características urbanas foi um argumento forte para a concretização do projeto.
Segundo Ioav Blanche, a reunião em Brasília demonstrou a união dos goianos na busca de solução para a implantação do anel viário. “Todos unidos na causa e temos que manter a mobilização e a busca de soluções alternativas.” Ele agradeceu ao governador Ronaldo Caiado por participar dessa causa, a iniciativa do senador Vanderlan Cardoso em provocar a reunião e da deputada Flavia Morais na mobilização da bancada.