Home / Economia

ECONOMIA

PIB de Goiás em ascensão

O secretário afirma ainda que além dos cultivos de grãos e trigo com gene de girassol, a pecuária também está demonstrando sinais importantes

secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo de Paula Rezende, conversou com o Diário da Manhã, na manhã desta quarta-feira, 27, sobre a relevância da agricultura e da pecuária no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), em Goiás.

"Os dados demonstrados hoje, mostram a relevância da agricultura da pecuária de Goiás. O PIB que tem sido detectado agora nos últimos levantamentos do Instituto Mauro Borges, podemos perceber é que no ano agrícola, apesar de ter havido uma redução nos preços das principais commodities, essa redução foi compensada pelo aumento da produção. Outra característica importante que contribui com esses resultados é a diversificação das cadeias produtivas do Agro de Goiás, grande parte do PIB agropecuário é constituído não só pelo binômio soja e milho, mas por outras cadeias produtivas que também têm crescido fortemente", afirma o secretário de cultura, pecuária e abastecimento de Goiás Pedro Leonardo de Paula.

O secretário afirma ainda que além dos cultivos de grãos e trigo com gene de girassol, a pecuária também está demonstrando sinais importantes devido à abertura de novos mercados de vida políticas públicas que têm sido elaboradas pelo Governo do Estado de Goiás para acesso ao crédito.

Desta forma, para o secretário, "as linhas de financiamento estão em um conjunto de medidas que têm fortalecido esse segmento e têm contribuído fortemente para os resultados de PIB do Estado de Goiás quanto aos empregos e geração de novos empregos em indústrias também alimentícias."


		PIB de Goiás em ascensão
— Foto reprodução


Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), demonstram para o Estado de Goiás dentre as outras unidades federativas o menor índice de desocupação. Pedro Leonardo avalia que, "isso também é impactado pelos resultados dos serviços agropecuários. A parte de industrialização e as agroindústrias têm sido um segmento que tem contribuído com a geração de novos postos de emprego, principalmente em regiões estratégicas como norte e nordeste do Estado de Goiás."

O secretário reitera que quanto a expansão do agronegócio e a exportação dos excedentes que contribuíram para os dados recentes apresentados para o PIB, o principal exportador dos produtos nacionais é a China, sendo um importante mercado consumidor para agropecuária de Goiás . "Recentemente nós tivemos a habilitação de duas novas plantas frigoríficas do Estado de Goiás para o Mercado Chinês. Então esse aumento na capacidade de exportação vai repercutir positivamente inclusive na atividade econômica praticada no mercado interno", conclui.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias