Porsche já vende seu primeiro SUV de luxo plug-in híbrido no Brasil
Redação DM
Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 11:33 | Atualizado há 8 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
O Porsche Cayenne S E-Hybrid já está sendo comercializado no Brasil. O modelo é o primeiro híbrido de tomada no segmento de SUV de luxo do mundo e o primeiro carro plug-in híbrido da Porsche a ser vendido no Brasil. O Cayenne S E-Hybrid, vendido por aqui no valor de R$ 432.000, pode ser conduzido exclusivamente com o motor elétrico ou com o motor à combustão, além da união de ambos acionando o modo híbrido.
O Cayenne Hybrid utiliza o formato de recarga por tomada e por recuperação de energia cinética. Seu consumo de combustível é de 12 km/l e com emissões de CO2 de 109 gramas por quilômetro rodado. Estes são níveis que se posicionam acima da média geral, especialmente para um utilitário esportivo com tração nas quatro rodas. Por isso, o SUV híbrido da Porsche ganhou o selo CONPET, por ser o veículo mais eficiente em sua categoria.
O motor a combustão do Porsche Cayenne Hybrid é um V6 sobrealimentado que gera 333 cv, enquanto no 100% elétrico seu motor é de 95 cv. Combinando os dois motores em uso a potência chega a 416 cv e 590 de torque. Seu câmbio é um Tiptronic S de 8 velocidades.
Reconhecidamente econômico no modo híbrido, ou seja, rodando combinado com os motores a combustão e elétrico, quem se locomove com o carro em trajetos urbanos no modo de condução totalmente elétrico, e economia é muito maior. Nesse modo, o Cayenne Nesse modo, o Cayenne pode rodar até 36 km em uso cotidiano, dependendo das condições de condução.
Juntos, os dois motores levam o Cayenne de 0 à 100 km/h em 5s9 e à velocidade máxima de em 243 km/h. No modo elétrico a velocidade é de 125 km/h. Para carregar a bateria do veículo, basta plugá-lo em uma tomada doméstica de 110V ou 220V. O tempo para carregar a bateria completamente poderá variar entre 5 ou 10 horas, dependendo do regime de potência selecionado no carregador.
O carregador inclui também, sem custo adicional, um plug industrial. Caso o cliente opte pela aquisição do carregador de 7,2 kW, um opcional, e instalar o plug industrial, o tempo de recarga pode ser reduzido para cerca de 1,1 hora. Caso o cliente não consiga carregar sua bateria antecipadamente não há problema algum, uma vez que o veículo recupera energia através do processo de frenagem e da própria utilização do motor à combustão.