Economia

Renault Duster 1.6 SCe ganha opção do câmbio X-TRONIC CVT

Júlio Nasser

Publicado em 2 de julho de 2017 às 23:41 | Atualizado há 4 meses

Norton Luiz
Editor de Veículos

O Renault Duster ganha a opção do câmbio X-TRONIC CVT, o mesmo que passou a equipar recentemente o SUV Captur com motor 1.6 SCe. Essa transmissão continuamente variável proporciona ainda mais conforto aliado a economia de combustível. Além da nova transmissão, o SUV passa a ser equipado em todas as versões 1.6 SCe X-TRONIC com controle de tração, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.

O Duster equipado com a transmissão X-TRONIC CVT, amplamente utilizada pela Aliança Renault-Nissan em todo o mundo, beneficia os passageiros com um rodar ainda mais suave e silencioso em velocidade de cruzeiro. Além disso, o motor pode ser mantido em rotação constante, auxiliando no menor consumo de combustível.

f

Com essa nova opção de transmissão, o Duster passa a ser o SUV com a gama mais completa do segmento. São duas opções de motorização (1.6 e 2.0), três opções de câmbio (manual, CVT e automático) e duas opções de tração (4×2 e 4×4), disponibilizando sempre uma versão ideal para cada necessidade.

O SUV robusto da Renault traz direção eletro-hidráulica, sistema ESM (Energy Smart Management – sistema de regeneração de energia, tecnologia das pistas para as ruas inspirada na Fórmula 1), Eco-mode (reduz o consumo de combustível em até 10%) , maior porta-malas da categoria com 475 litros, 210 mm de altura do solo, excelentes ângulos de entrada e saída, MediaNav com tela touchscreen de 7” com navegação GPS e rodas de liga leve aro 16”.

c

O Duster CVT X-TRONIC, com motor 1.6 de 120 cv, é ideal para quem busca espaço interno, conforto e modernidade e desenvolve atividades urbanas.  Já para quem busca mais potência e desempenho, a versão 2.0 16V automática de 148 cv é ideal. E para quem é apaixonado por aventuras off-road, a combinação 2.0 16V 4×4 com a primeira marcha reduzida é a melhor opção.

O Duster 1.6 Expression Manual custa R$ 67.990, o  1.6 Expression X-TRONIC R$ 73.490, o 1.6 Dynamique Manual R$ 73.490, o 1.6 Dynamique X-TRONIC R$ 78.990, o 2.0 Dynamique Manual R$ 84.120, o 2.0 Dynamique AT R$ 85.070 e o 2.0 Dynamique 4×4: R$ 86.620

O câmbio X-TRONIC CVT proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um de seus diferenciais é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente. A transmissão X-TRONIC CVT oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle.b

                                                                                                    O QUE É CÂMBIO CVT?

O CVT (Continuously Variable Transmission) oferece relações de marcha continuamente variáveis, ou seja, tem ‘marchas infinitas’. O maior diferencial em relação a um câmbio automático tradicional é a ausência de engrenagens. Como característica, este câmbio é econômico e permite aceleração contínua, sem trancos, o que dá a impressão de que o carro nunca troca de marchas.

Seu funcionamento acontece da seguinte forma: uma correia metálica liga duas polias com sulco em forma de “V” e largura variável. A primária, também conhecida como condutora, recebe o torque do motor, enquanto a secundária transmite ao diferencial. Cada polia tem dois cones que podem se afastar ou se aproximar por meio de um sistema hidráulico, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a correia. De acordo com a demanda do motorista, este afastamento ou aproximação dos cones aumenta ou reduz a velocidade do carro.

Quando os cones estão juntos, o canal fica mais estreito e o raio da polia aumenta. Em marcha reduzida, a polia primária apresenta um raio menor, enquanto a polia secundária fica com raio maior. Na medida em que o carro acelera, o movimento das polias se inverte e a relação de marcha fica maior. A distância entre as polias é fixa. Assim, o câmbio X-TRONIC CVT apresenta uma infinidade de marchas entre as menores e maiores relações.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias