Um cliente satisfeito é a melhor venda que se pode ter
Redação DM
Publicado em 10 de junho de 2023 às 14:56 | Atualizado há 6 meses
Podemos dizer que os profissionais de vendas, têm um papel importante
para movimentar as vendas no comércio. Sejam esses profissionais com vendas
internas, externas, digitais, vendas diretas, casadas ou até mesmo de forma
autônoma. A motivação impulsiona vendedores a trabalhar com foco, força de
vontade, determinação e muito entusiasmo para atrair cada vez mais seus
clientes, e conquistar suas metas.
Vendedores precisam desenvolver a habilidade de se
expressar de uma forma cativante e simpática para conquistar seus clientes. Com
isso vale lembrar, que é necessário transmitir autenticidade e transparência
com mensagens corretas sejam elas faladas em um tom certo na voz, ou escritas
para que o seu cliente possa ter clareza no atendimento oferecido.
Essas técnicas
de vendas são utilizadas todos os dias pelos mais diferentes profissionais do comércio, cada dia
uma performance de atendimento para conquistar o público nas compras, então
nessa atuação, os vendedores tem uma vida inteira pela frente para vender, e a
abordagem é muito importante para não perder o cliente.
Por mais que suas metas
estejam apertadas e você precise vender, não desperdice a primeira visita com
propostas diretas de vendas pensando que o cliente atendido é o último do
mercado. Pois a realidade de hoje é focada em mudanças. Clientes com pouco
tempo buscam facilidades, por isso, comprar em sua loja deve ser algo fácil,
rápido, simples, prazeroso, interativo e personalizado.
Pois o bom
atendimento ao cliente é um dos pilares de qualquer venda atual ou até mesmo
futura, e têm como principal objetivo entender e solucionar todas as demandas
atribuídas. Além disso, o
atendimento ao cliente tem importância fundamental para desenvolver
um relacionamento saudável e duradouro buscando manter os clientes
sempre satisfeitos com o seu negócio. Boa parte dos consumidores estão dispostos
a pagar até 20% a mais por um produto se ele vier acompanhado de um
bom atendimento.
Para entender melhor
sobre a dinâmica dos movimentos das vendas o Diário da Manhã entrevistou, profissionais
em vendas, para explicar esse diferencial de criatividades para atrair cada vez
mais os clientes.
Wallisson Ferreira dos
Reis, empresário da Bello Reis Planejados explica que além de empreendedor,
é um grande vendedor, mesmo com toda sua equipe de colaboradores, Ele é quem apresenta
os seus produtos aos clientes, tendo um contato direto. “O tratamento inicial
dado aos clientes é primordial para a fidelização do mesmo, quando o cliente
vem fechar móveis planejados ele passa por toda uma experiência que vai desde o
primeiro atendimento a confecção e apresentação do projeto, o fechamento do
contrato, o respeito ao prazo de entrega e por fim o suporte após a entrega,
fazendo todo esse processo com excelência no final da entrega você acaba se
tornando amigo do cliente e a fidelização é certa.”
O empresário explica
sobre as dúvidas dos clientes ao adquirir seus produtos e o prazo de entrega,
para planejar o sonho dos clientes. “As maiores dúvidas dos clientes são referentes
a qualidade do acabamento dos Móveis e o prazo de entrega, pois neste mercado
existem diversos padrões de acabamentos, cada empresa tem seu próprio padrão,
não existe um padrão único de fabricação, e todos os dias surgem novos itens
que agregam a qualidade dos móveis (puxadores, dobradiças, modelos de cores),
então é preciso estar sempre atualizado e informar a cada cliente sobre estes
acabamentos, na maioria dos casos o cliente chega sem saber nada, cabe a nós
instruir ele sobre cada detalhe do Móvel. O prazo de entrega costuma variar
a depender do tamanho do serviço fechado e pode ser em torno de 10 dias e pode chegar até 70 dias em caso de residências completas, sempre explicamos aos
nossos clientes que este prazo não está relacionado ao tempo de fabricação do
móvel em si, o prazo depende da demanda de contratos fechados que a empresa tem
para executar e da qualidade de mão de obra disponível no mercado.”
Wallisson Ferreira,
explica também sobre as características marcantes para crescer a clientela e a
qualidade no atendimento. E pontua que um dos detalhes para conseguir atrair mais clientes está no Marketing Digital, com o uso das redes sociais.
“Nós temos duas estratégias principais para o
crescimento dos clientes, a primeira é o foco no Marketing digital, pois hoje
em dia todo mundo está nas redes sociais, e nós também estamos, fazemos um
trabalho estratégico para que esses clientes nos encontrem por lá e tenham uma
boa primeira impressão da nossa empresa. A segunda estratégia é a boca a boca
dos nossos clientes fiéis, todo cliente satisfeito indica nossos serviços e
isso passa confiança para o próximo cliente. Clientes de móveis planejados têm
o hábito de procurar sempre por indicações para evitar transtornos, pois o
atendimento de qualidade é um divisor de águas, pois todo cliente costuma fazer
de dois a três orçamentos antes de fechar o contrato, então se você pecar em
qualquer detalhe durante o atendimento pode acontecer de você perder o cliente
para a concorrência. O cliente associa o primeiro atendimento há como será a
execução do serviço e a entrega fina.”
O empresário finaliza
deixando dicas de vendas de qualidade. “Oferecer ao cliente o máximo de
informações possível, até mesmo as dúvidas em que eles não perguntam. Procurar
sempre empresas com boas referências, sempre ler com atenção os detalhes do
contrato e conferir se a empresa tem um CNPJ ativo, desta forma você fica mais
seguro e minimiza os riscos.”
“O bom atendimento é fundamental para o sonho do cliente sair do papel e impulsionar o fechamento do contrato.”
Gynaberg Reis
Nesse contexto de vendas,
as vendas online aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Acelerada pela
pandemia o consumo online cresceu cerca de 71%. Para a prosperidade de qualquer
negócio a venda digital não é mais uma alternativa, mas sim uma necessidade indispensável.
Dayane Abreu,
administradora e proprietária da loja digital Dona Linda 21, voltada para o
público da moda feminina relata as técnicas usadas nas vendas online. “Produtos
de qualidade e atendimento de excelência, constância divulgação dos produtos
nas redes sociais, com provadores atualizados, patrocínios pagos e a velha
técnica (segue meu @). Clientes satisfeitos fazem propaganda gratuita. Por isso
prezo muito por um bom atendimento, acho fundamental ouvir o retorno das
clientes.”
Dayane Abreu, também
relata sobre o pós venda para fidelizar as clientes. “Acompanho minhas clientes
com toda atenção em todo processo, desde o momento pelo qual começa a seguir a
loja digital, para conhecer os produtos, passo a conhecer o perfil do estilo de
cada uma das minhas clientes, com a cartela de cores que sobressaía na tonalidade
de pele delas, no estilo clássico, casual, despojados, atemporal. O importante é entender o que melhor agrada as
clientes, pois o bom atendimento é a chave do sucesso de qualquer venda, é mais
que vender é trazer a beleza em forma de vestuário, trabalhamos com autoestima
nada melhor que uma mulher confiante e bem vestida, pois deixamos as mulheres
com vestuário atualizado em todas as estações do ano”.
“A roupa traz isso de
estar sempre com um look tendência.”
No campo de vendas temos também o representante
comercial que vende produtos para empresas ou instituições em nome de um
fabricante ou atacadista. Além disso, em função como o próprio nome diz Representante
Comercial, “representar” a empresa no atendimento com o público em potencial,
pois ele se torna parte importante da imagem e do posicionamento da marca, ele
quem garante o destaque do produto no mercado em relação a concorrência.
A primeira
visita é um instante mágico para deixar no cliente uma excelente impressão de
você. É neste momento que ele lhe conhece, “toma pé” da proposta de valor que
você está oferecendo e decide se você entra ou não para seu seleto grupo de
fornecedores. Por esta razão, ser um bom representante comercial vai
muito além de bater metas no final do mês. Mais do que apenas vender, o
profissional desta área também precisa servir como consultor de cada cliente,
conhecer o produto que vende, reconhecer os diferenciais da marca, conhecer o
mercado e todos os outros produtos similares que o mercado oferece como
concorrência.
Outro detalhe importante, é manter
um contato de pós-venda também é uma boa estratégia para garantir a fidelização
do consumidor e a recompra de um futuro pedido baseado na necessidade do cliente.
Pois a responsabilidade dessa atuação são pontos cruciais para novas prospecções de clientes para economia comercial estar sempre em alta.