Economia

Votorantim suspende produção de níquel e 880 serão demitidos

Redação DM

Publicado em 19 de janeiro de 2016 às 04:20 | Atualizado há 9 anos

SÃO PAULO – A queda no preço das commodities, especialmente as metálicas, fez a Votorantim Metais anunciar a suspensão temporária da produção de níquel das unidades de Niquelândia, em Goiás, e no bairro de São Miguel Paulista, em São Paulo, até que sejam restabelecidas as condições de mercado. Segundo a empresa, o preço do níquel recuou 40% no ano passado no mercado internacional. Dos 1.012 funcionários da empresa, 880 serão desligados. Os demais permanecem para manutenção das plantas.

A Votorantim Metais informou que a partir de 1º de fevereiro serão suspensas as atividades da mina em Goiás. E, a partir de maio, será interrompido o beneficiamento em Niquelândia e as atividades de refinaria em São Paulo.

“O cenário desafiador do mercado de commodities metálicas tem promovido desequilíbrios econômico-financeiros nas operações globais do setor de mineração e metalurgia, em especial no segmento de negócios do níquel, cujos preços globais têm se mantido nos patamares mais baixos da história ao longo dos últimos anos”, diz a nota da empresa, que justifica a suspensão das operações.

Segundo as informações da Votorantim Metais, mesmo com redução de custos e melhoria na parte operacional da empresa, não há viabilidade econômica para a produção de níquel no curto e médio prazos. A empresa informou que já iniciou conversas com os Sindicatos dos Trabalhadores para tratar das condições de desligamento dos funcionários. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Niquelândia, além das demissões diretas outras 3 mil vagas indiretas podem ser extintas em empresas que prestam serviços a Votorantim.

A empresa garante que será mantida “infraestrutura necessária para a garantia da execução dos compromissos legais e socioambientais vigentes, além da continuidade, por tempo indeterminado, dos investimentos nos programas sociais das duas cidades”.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias