Home / Educação

EDUCAÇÃO

Enquete aponta que 49,7% dos estudantes querem Enem em maio

Foi divulgado nesta quarta-feira (1) o resultado da enquete feita para ouvir estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 sobre a escolha da data de realização da prova. Conforme anúncio do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 49,7% dos alunos querem que o Enem impresso seja aplicado nos dias 2 e 9 de maio de 2021 e o Enem digital em 16 e 23 de maio. As informações são da Agência Brasil.

Conforme a matéria, a pesquisa teve início no dia 20 de junho na Página do Participante. Cerca de 1,113 milhão de estudantes, 19,3% dos inscritos, responderam à enquete de forma voluntária. Ao todo, pouco mais de 5,7 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame em novembro deste ano. No entanto, as provas foram adiadas para conter a disseminação do novo coronavírus.

Dentre as opções de escolha para data do exame estavam:

  • Enem impresso em 6 e 13 de dezembro deste ano e Enem Digital em 10 e 17 de janeiro de 2021 - recebeu 15% dos votos;
  • Enem Impresso em 10 e 17 de janeiro de 2021 e Enem digital em 24 e 31 de janeiro, com 35,3% de preferência.

Data da prova deve ser definida nas próximas semanas

De acordo com a Agência Brasil, apesar da predileção dos estudantes demonstrada pelo voto, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, enfatiza que a data ainda não é oficial. Entretanto, será levada em consideração.

“Mais de 80% pediram para fazer a prova no ano que vem. É uma opinião importante, mas não é a única fonte de decisão”, explicou Alexandre Lopes. Ele acrescentou ainda que apesar da escolha dos estudantes, pode ser que outra data, além das incluídas na enquete, seja escolhida.

Segundo a reportagem, O MEC e o Inep devem consultar o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que tratam sobre o cronograma de aulas do ensino médio. Além disso, também vão dialogar com associações que representam instituições de ensino superior, para saber qual a pretensão para início do primeiro semestre de 2021.

"A data sairá desse processo de construção coletiva", destacou Alexandre Lopes. Ele espera que a definição do dia para realização das provas saia nas próximas duas ou três semanas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias