Home / Educação

EDUCAÇÃO

Dia Mundial da Educação: Professores na batalha contra o inimigo invisível

No dia 28 de abril comemora-se o Dia Mundial da Educação, esta data foi estabelecida há 21 anos por líderes de 164 países durante o Fórum Mundial de Educação, e simboliza o acordo entre essas nações diante do desenvolvimento da educação até 2030. Coincidentemente, mais de duas décadas após essa data se firmar no calendário, a educação mundial atualmente vive um processo de reformação. 

Com a interrupção das aulas presenciais por conta da pandemia do coronavírus, professores de todo mundo tiveram que lidar não apenas com o estresse do momento, mas também com o uso de novas tecnologias de ensino a distância e a precariedade das condições materiais de seus alunos.

Neste cenário, a desigualdade aqui no Brasil se fez muito mais presente justamente por muitas famílias não possuírem condições tecnológicas para o ensino de seus filhos dentro da modalidade remota.  

Faz um ano que o ensino digital à distância entrou nas casas daqueles que possuem acesso à internet, vale ressaltar, e revelou os obstáculos dos métodos de aprendizagem e a desigualdade social no Brasil.

A educação foi obrigada a se reinventar dentro de um curto espaço de tempo, impossibilitando a formação dos professores diante do novo normal imposto pelo sistema remoto e o apoio às famílias na hora de direcionar os alunos durante este processo.

Afinal, a grande preocupação era: como ensinar sem estar debaixo do teto de uma escola? Lugar onde conflitos relevantes para a formação social e cultural são resolvidos e bem esclarecidos. Nesta batalha contra o inimigo invisível, contra um vírus que obrigou todos ficarem em casa, os educadores serão lembrados como guerreiros, valentes que enfrentaram o desconhecido de forma corajosa e não deixando de lado seu compromisso com a sociedade, de ensinar e levar educação a todos. 

A busca da melhor maneira de ensinar

 As instituições de ensino mostram de uma vez por todas a sua importância na vida da população, e após 365 dias turbulentos, o espaço e o trabalho da equipe de educação finalmente está começando a ser reconhecido por famílias e autoridades.

Para o professor, Mestre e Doutor em Medicina Tropical, Edson Sidião, a educação tem muitos desafios que estão sendo enfrentados atualmente. Em sua opinião, aqui no Brasil e principalmente em nossa região, os professores estavam sendo tratados, principalmente falando sobre educação superior, com métodos muito arcaico, métodos de aprendizagem que não garante a aprendizagem das novas gerações, se comparando ao modelo tradicional de ensino.

'' O que vem acontecendo com a pandemia e principalmente, com o uso da tecnologia da informação dos últimos anos, é justamente, no primeiro momento, enfrentar as dificuldades, acelerar os processos de transformação e tornar o processo de aprendizagem mais moderno, adequado e mais ajustado a real necessidade do ser humano'', afirma o professor.

Ana Cristina Oliveira está formando em pedagogia justamente em um momento pandêmico. Para ela as aulas remotas garante sim uma boa qualidade de ensino desde que tanto alunos e professores se empenham.

De acordo com ela, existe uma diferença entre remoto e presencial, onde dentro de uma sala o aluno tem mais acesso a informação e atenção, principalmente aqueles que infelizmente não possui acesso a internet em casa ou equipamentos necessários.

''Na parte da dificuldade o que pega bastante são as condições da internet porque não são todos que tem ou podem adquirir um acesso com qualidade. Então o lugar ideal para ter aulas com atenção é dentro de uma sala de aula, porque estar em casa é mais complicado
tirar dúvidas diretamente com o professor'', relata.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias