Home / Educação

EDUCAÇÃO

Prova do Encceja é adiada para agosto

Encceja: Confira as exigências e o cronograma para a realização da prova

A prova do Encecceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), é voltada para pessoas com mais de 25 anos, que porventura não concluíram os estudos. Com ele, é possível ter um diploma de conclusão de ensino, sem passar pela escola. Os requisitos inclui uma avaliação dos conhecimentos do candidato.

O Encceja não é uma prova classificatória, e sim, uma prova de proficiência, que mede os conhecimentos adquiridos em cada área, como: História, português, matemática, biologia e as demais. Se caso o candidato passar em uma área, e em outras matéria não atingir a pontuação, é possível no ano seguinte, fazer as demais áreas para complementar a nota. A opção pelas provas é feita no ato da inscrição.

A prova dá certificações equivalentes ao ensino fundamental e médio e os editais acontecem uma vez por ano, todos os anos. Esse ano, o Encceja foi adiada de 25 de abril para 29 de agosto, o que pode ser uma vantagem aos interessados, pois terão um tempo maior para se prepararem.

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões cada e quatro possibilidades de resposta (das letras 'a' até 'd'). O exame também inclui uma redação de até 30 linhas. Que segue o mesmo modelo de texto dissertativo-argumentativo, do Enem. Todas as provas são aplicadas no mesmo dia, de manhã e à tarde.

Ao todo, estão confirmados este ano, 1.630.046 participantes. A maior parte deles fará a prova para obter o certificado do ensino médio. Quanto a outra metade busca o certificado do ensino fundamental. No Brasil, há cerca de 69 milhões de pessoas que não concluíra a educação básica. Dentre eles são jovens que desistiram de estudar há poucos anos, por desinteresse na escola ou pressão por trabalho. Além de adultos que deixaram a escola há mais tempo e agora buscam certificado para ter um aumento salarial, promoções na carreira ou melhores oportunidades de emprego.

O professor Tiago Dias, do canal de YouTube "Termine Seus Estudos", que ajuda na preparação do Encceja, afirma que "as provas são mais simples do que as pessoas esperam". Que o importante é se preparar bem. Estudar as provas antigas, cronometrar o tempo gasto em cada questão, ler e praticar bem a redação. Todas as dicas podem ser consultadas no canal do professor. - https://www.youtube.com/user/CursoEMFA

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias