Home / Educação

EDUCAÇÃO

Alfabetização a partir de aulas online

Dia 8 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização. A finalidade da data é promover em vários países a importância de alfabetizar uma sociedade. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituíram esta data em 1967. A base para aprendizagem é a alfabetização, nesse processo desenvolvemos a escrita e a leitura.

De acordo com dados da ONU, atualmente 85% da população mundial é alfabetizada, apesar da porcentagem, ainda existe uma estimativa que há cerca de 800 milhões de adultos no mundo que não sabem ler, contar ou escrever e cerca de 250 milhões de crianças consideradas analfabetas funcionais.

Durante a pandemia o ensino foi um desafio para muitas crianças e pais, já que o acesso a internet não estava ao alcance de algumas pessoas, o que acaba consequentemente causando uma falta de motivação nas crianças e também na família por não terem um auxílio nesse processo tão importante que é a alfabetização.

Ana Cláudia conta que durante a pandemia teve muita dificuldade para se adaptar as aulas virtuais do seu filho. “Antes da pandemia não tínhamos computador e muito menos acesso fácil a internet, quando as aulas do meu filho mais novo passaram para o modo remoto foi bem complicado, tivemos muita dificuldade para nos adaptar, foi uma dificuldade para conseguir internet e computador”.

Uma realidade que também faz parte do cotidiano dos educadores, a professora Ana Lúcia, 43 anos, está no mercado de trabalho há mais de 14 anos, e diz que nunca imaginou que esse cenário poderia acontecer.

“Nunca imaginei que presenciaria um cenário assim, não sou muito adepta as tecnologias, então tive tanta dificuldade quantos aos pais e alunos, demorei para pegar o jeito, desde entrar nas plataformas digitais, até de me comunicar com os alunos, foi bastante difícil. Meus filhos tiveram que me ajudar bastante ”, diz a professora.

“Mas acredito que juntos possamos nos fortalecer, a alfabetização é muito importante na vida de qualquer ser humano, então lutei e luto muito para manter meus alunos comigo, estudando. Houve muita desistência nas escolas desde 2020, quando iniciou a pandemia. Tento ajudar como posso os pais e alunos é um ajudando o outro, e desde então tem dado certo”, completa.

A alfabetização tem se mostrando cada vez mais importante, pois vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico que consequentemente desperta essa necessidade de ler, escrever, contar. As crianças estão cada vez mais ligadas a tecnologias, tanto que é fácil encontrar desenhos, jogos e vídeos que abrangem esse universo para nossos pequenos. E vale a pena ressaltar que independente da idade, a aprendizagem é importante, todos tem direito de aprender e se desenvolver.

Atualmente uma menina chamada Alice, 2 anos, tem chamado bastante atenção na internet, ela nasceu em Londres e seus pais são brasileiros. Alice é um exemplo de como é importante trabalhar o aprendizado infantil e incentivar a comunicação “cedo”.

A garotinha tem feito sucesso por aparecer falando palavras difíceis mostrando bastante habilidade nas pronúncias. A mãe conta que ela sempre gostou de repetir as palavras que ouvia, além de gostar de ler e usar bastante a imaginação, a criança tem bastante incentivo de leitura em casa o que ajuda no conhecimento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias