Home / Educação

EDUCAÇÃO

Jovens celebram entrada na universidade pública

Saiu na tarde desta terça-feira (22), na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o primeiro semestre de 2022. E logo a festa já estava armada no Parque Vaca Brava, onde os futuros universitários, como de costume, se concentraram para celebrar. Tanta alegria é porque o Sisu seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas.

A estudante Mariane Gonczarowska, 17 anos, conversou com o Diário da Manhã enquanto estava a caminho do parque Vaca Brava. Ela tem motivos para celebrar, pois o Sisu confirmou a notícia mais que esperada nos últimos meses: ela irá cursar psicologia, na Universidade Federal de Goiás (UFG) regional de Catalão.

“É a realização de um sonho. Estou vivendo um misto de emoções. Já chorei muito e gritei também. É um grande alívio. Estou feliz em fazer o curso que quero na faculdade que escolhi. Estou animada para começar essa fase e ao mesmo tempo com medo das mudanças”, revela a futura universitária.
Nathália Rodrigues, 18 anos, também está radiante, pois passou em um dos cursos que escolheu, o de engenharia de alimentos. A primeira opção era engenharia civil. “Mesmo assim estou muito feliz, pois passei em um dos cursos que eu queria”, afirma.

Lorena Angélica, 19 anos, que pretende estudar Direito, não teve seu nome divulgado na lista dos selecionados. Porém, não se deu por vencida e vai manifestar interesse na lista de espera, uma opção para quem não passou em nenhuma das opções selecionadas. “Já esperava esse resultado. Caso não dê certo a fila de espera pretendo tentar uma faculdade particular”, conta.

O Sistema
O Sisu é o sistema implementado pelo Ministério da Educação que reúne as vagas da rede pública de ensino superior de todo o país. Para se inscrever, o candidato precisa ter realizado o Enem do ano anterior e ter concluído o ensino médio até a data da matrícula. Os inscritos que obtiverem as melhores notas são selecionados para o preenchimento das vagas, que são limitadas.

As matrículas para os aprovados começam nesta quarta-feira (22) e vão até 8 de março. Os principais documentos exigidos para matrícula são: documento de identidade original com foto, CPF, Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Nesta edição foram disponibilizadas 221.790 vagas par ingresso em 6.146 cursos de graduação em 125 instituições públicas de ensino superior.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias