Congresso da UNE começa com ato emocionante em homenagem a estudantes mortos na BR-153
Redação Online
Publicado em 17 de julho de 2025 às 10:48 | Atualizado há 6 horas
O 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), iniciado nesta quarta-feira (16/07) no Centro de Cultura e Eventos da UFG, Campus Samambaia, foi marcado por um ato carregado de emoção em homenagem aos três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) mortos em um trágico acidente na BR-153. Ana Letícia Araújo Cordeiro, Welfeson Campos Alves e Leandro Souza Dias faleceram após o ônibus em que viajavam ser atingido por um caminhão em sentido contrário. O motorista Ademilson Militão de Oliveira, servidor da UFPA, também morreu.

Durante a cerimônia, a presidente da UNE, Manuella Mirella, exaltou a memória dos estudantes. “Eles permanecerão vivos em cada vez que um estudante ousar sonhar e lutar. Estarão em cada canto deste congresso, em cada fala, grito e expressão de amor ao Brasil.” Os nomes das vítimas foram entoados em uníssono pelos presentes, em um momento de profunda comoção
A UNE estruturou um QG dentro da UFG para atendimento psicológico, social e material aos estudantes impactados pela tragédia. Equipes multidisciplinares também acolhem familiares e amigos. A organização atua junto à PRF para reforçar a segurança nas imediações do evento.
Espaço de memória
“Nosso Congresso será, mais do que nunca, espaço de memória, resistência e cuidado coletivo”, destacou a entidade. A mensagem afirma: “Nosso ato de abertura do 60° Congresso da UNE foi uma grande homenagem aos estudantes que perderam suas vidas nesse terrível acidente, um momento de dor e solidariedade entre todos e todas que acreditam no direito de sonhar. Mas também foi um reencontro com a nossa história: relembramos os estudantes que tombaram na ditadura militar lutando por democracia, liberdade e por uma universidade pública e popular. Da repressão do passado ao descaso do presente, a juventude segue resistindo”.

Lula
O Congresso segue até domingo (20/07) com pautas centrais para a juventude brasileira. Nesta quinta-feira (17/07), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do encontro e discute o tema “Brasil é dos brasileiros: taxar os super ricos e investir na educação”.
Fotos: UNE