Educação

Goiás alcança marca histórica e conquista 2º lugar no ranking nacional de alfabetização infantil

Redação Online

Publicado em 12 de julho de 2025 às 08:19 | Atualizado há 6 horas

Com o programa AlfaMais, Goiás conquista o 2º lugar no ranking nacional de Alfabetização infantil
Com o programa AlfaMais, Goiás conquista o 2º lugar no ranking nacional de Alfabetização infantil

A educação pública de Goiás alcançou um feito histórico: o estado conquistou o 2º lugar no ranking nacional de alfabetização infantil, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Brasil Alfabetizado. O resultado do Índice Criança Alfabetizada, referente ao ano de 2024, marca a superação da meta estabelecida pelo próprio governo federal, que era de 69% de crianças alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Goiás chegou a 72,7% e consolida-se como referência nacional.

“Continuarei a fazer o meu máximo para apoiar a educação fundamental. Nós temos responsabilidade sobre essas crianças porque não existe cidadania plena com analfabetismo. É obrigação do Estado dar as ferramentas para que esses jovens possam atingir todo o seu potencial”, ressalta o governador Ronaldo Caiado.

“Recebemos estes índices com enorme alegria, não só por vermos o quanto os investimentos do Governo de Goiás têm sido relevantes e acertados, mas, sobretudo, por podermos celebrar que a grande maioria das nossas crianças goianas está sendo alfabetizada plenamente, o que vai assegurar sua aprendizagem nas demais etapas da Educação Básica, além de contribuir em toda a sua formação”, afirma a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli.

O avanço é fruto do trabalho articulado do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), com destaque para o programa AlfaMais, criado em 2021. A iniciativa foi implementada em regime de colaboração com os 246 municípios goianos, com apoio técnico e financeiro. O programa estruturou a política estadual de alfabetização, com foco na aprendizagem na idade certa, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre 2022 e 2024, o Estado investiu R$ 158 milhões na execução das ações do programa, desenvolvido em parceria com a Associação Bem Comum.

Alfabetização na idade certa
O AlfaMais Goiás dispõe de um conjunto de medidas eficientes, como a formação continuada de professores da Educação Infantil (4 e 5 anos) e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além da distribuição de materiais didáticos complementares, kits escolares e literários, avaliações externas como a do Sistema de Avaliação Educacional do Estado (Saego-Alfa), e, ações de incentivo como o Prêmio Leia e o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Educacional).

Salto robusto
Em 2016, apenas 13,2% dos estudantes goianos estavam no nível de aprendizado considerado ideal. Em 2023, Goiás já havia alcançado o 4º lugar no ranking nacional. Agora, com os resultados de 2024, além de conquistar o nível 4 na escala de Alfabetização definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estado subiu ao 2º lugar no Brasil, consolidando uma trajetória de crescimento baseada em planejamento, compromisso com a aprendizagem e valorização dos profissionais da Educação.

Fotos: Secom

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias