Home / Educação

EDUCAÇÃO

Oportunidade para finalizar os estudos: saiba mais sobre o ENCCEJA

Exame foi aplicado pela primeira vez no ano de 2002

Imagem ilustrativa da imagem Oportunidade para finalizar os estudos: saiba mais sobre o ENCCEJA

Muitas são as pessoas que ainda não conseguiram conquistar a tão sonhada conclusão dos estudos básicos, seja o Ensino Fundamental ou o Médio. Diversas são as circunstâncias que culminam nesta realidade, alguns são forçados a interromper o ciclo tradicional de formação para trabalhar, outros pressionados pelo preconceito devido a orientação sexual ou necessidade especial.

Mas esta rota pode ser reajustada e este sonho realizado. O Governo Federal disponibiliza todos os anos o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, popularmente conhecido como ENCCEJA. Ele ocupa o lugar que em um passado não muito distante era do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), tendo como missão esta avaliação proporcionar a conclusão dos estudos.

O ENCCEJA foi aplicado pela primeira vez no ano de 2002, e atualmente é realizado em colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de educação. A avalição é aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), em um único dia e obedecem às normativas básicas constantes na legislação em vigor.

São quatro provas objetivas com questões de múltipla escolha e uma redação. Elas avaliam as seguintes áreas do conhecimento:

Ensino Fundamental:

- Ciências Naturais;

- Matemática

- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação

- História

Ensino Médio:

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);

- Matemática e suas Tecnologias;

- Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);

- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Para realização da avaliação, é necessário que a pessoa tenha, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou tenham, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame, para quem busca a certificação do ensino médio. No total são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, além disso há a redação que deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo com um tema pautado em relevância social, cultural ou política.

Para ser aprovado e conseguir o certificado, o candidato tem que alcançar uma pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada uma das quatro prova, já a redação tem a pontuação de 0 a 10 e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos 5 (cinco) pontos.

O ENCCEJA segue o mesmo método de avaliação utilizado no Enem para definir a pontuação final obtida por cada candidato, ele é formado por questões consideradas fáceis, médias ou difíceis, e sua nota é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizando este método o INEP busca busca definir se os candidatos estão acertando as questões ao acaso ou pelo clássico "chute" ou se estão aplicando os conhecimentos que possuem. Acertar muitas questões difíceis e errar as fáceis pode na verdade reduzir a pontuação final, por isso a recomendação é que a pessoa tente acertar o máximo de questões fáceis e médias

Para o mineiro graduando em Direito, Wallace Santos, 24, ter realizado o Encceja proporcionou profunda transformação em sua jornada, auxiliando no seu acesso ao ensino superior.

“Foi a oportunidade que eu esperava para não perder mais tempo em minha trajetória de vida. Nem todas as pessoas conseguem concluir os estudos na idade certa, e por muitas vezes acabam desanimando no percurso e desistem de prosseguir, e estagnam onde pararam.” Afirma

Santos salienta que foi preciso esforço para estudar por conta própria através de vídeos e outros sites disponíveis na internet para realizar a prova.

“Não foi fácil, mas no final das contas valeu a pena, depois que me decidi e fiz a inscrição, tive um bom tempo para me preparar. Os materiais que estão disponíveis na internet foram essenciais para que eu conseguisse estudar, em especial para dar conta de fazer a redação. Além disso é importante lembrar que não gastei nenhum centavo com a inscrição, isso foi um motivador a mais.” Finalizou

O Encceja também pode ser realizado também por pessoas em situação de privação de liberdade e por brasileiros residentes no exterior.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias