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Os desafios da educação na era da inteligência artificial

O impacto da inteligência artificial na experiência de educadores e estudantes

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A revolução tecnológica impulsionada pela inteligência artificial (IA) - que é um campo da informática que se concentra no desenvolvimento de sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que, normalmente, exigiriam a inteligência humana - está moldando inúmeros setores da nossa sociedade, incluindo a educação.

Embora a IA tenha o potencial de trazer benefícios significativos para educadores e educandos, também apresenta desafios que precisam ser superados para garantir uma educação eficaz e equitativa.

Para o programador, advogado e ex-professor universitário, Wesley de Abreu, 43, que trabalha com inteligência artificial, em torno de 2 anos e com automação por mais de 20 anos, a ligação da IA com automação tem levado a humanidade a realizar ações inimagináveis. Além disso, segundo ele,

A IA está trazendo mudanças muito rápidas, a tal ponto que não é possível imaginar o que ocorrerá com a humanidade, sendo que na advocacia essa mudança também está acontecendo. Antes da IA, a automação já veio modificando procedimentos e técnicas, já deixando tudo mais rápido, substituindo as trivialidades, mas ainda era necessário uma inteligência administrando tudo. Agora com a IA, é possível sim ter uma inteligência administrando a automação. Imagina a situação: IA administrando automação?! Os advogados precisarão se desenvolver em outras áreas mais complexas como matemática financeira, filosofia, argumentação, lógica, sintaxe gramatical e curiosamente, também, quem sabe, psicologia da IA. Essas áreas de conhecimento que sempre foram relegadas em dizer que os advogados não precisavam, agora sem isso eles terão dificuldade de colocação profissional, até mesmo porque as trivialidades, aquelas petições no meio do caminho, ou assuntos resolvidos com juízes poderão ser substituídos por automação ou por IA.

Outros pontos a serem pensados são os principais desafios que os setores enfrentam ao desenvolverem soluções de IA como a falta de dados de qualidade ou problemas de privacidade. Para o programador Wesley,

Os principais desafios a lidar com IA está na psicologia de como 'lidar e como conversar' com essa tecnologia e o nível de conhecimento que o operador precisa ter, naquele objetivo final que ele quer alcançar. Não adianta tentar solicitar uma ação da IA se não sabe exatamente do que se está solicitando. Com relação à privacidade, essa é uma interrogação. ninguém sabe. A IA tem acesso a muitas informações ilimitadas, e aquilo que ela vai aprendendo com os usuários, ela vai armazenando e de certa forma podendo utilizar esse conhecimento para outras pessoas.

É perceptível que a IA está mudando o mercado de trabalho. Ela automatiza tarefas rotineiras e pode levar à eliminação de empregos em certas áreas. Sobre isso, Wesley conclui:

O fato é que o mercado de trabalho já mudou por conta dessa tecnologia e vai mudar muito mais para um caminho e uma situação que não temos a capacidade de entender porque a IA é muito disruptiva para toda a humanidade. Os futuros das profissões relacionadas a isso, é no sentido de que os seres humanos, os diversos profissionais, principalmente em determinadas áreas, não terão mais de construir braçalmente determinadas estruturas. Por isso, os profissionais precisam saber onde querem chegar e quais conceitos necessitam para alcançar seus objetivos, a utilização da imaginação e da criatividade, simplesmente para o fim, porque o meio, a cada vez mais IA vai substituir os seres humanos. Então, para quaisquer profissões a responsabilidade agora está aumentando muito mais e tendo uma capacidade de realizar muito mais coisas e mais complexas. Onde isso vai chegar, ninguém sabe.

Para a professora universitária, Amarolina Ribeiro, mestra em Ensino na Educação Básica, há uma imaturidade em relação aos estudantes sobre o uso da inteligência artificial do Chat GPT:

Os estudantes ainda não percebem de forma clara as potencialidades das novas ferramentas, especialmente as que estão relacionadas às respostas textuais como a oferecida pelo ChatGpt ou similares. Eles têm utilizado como forma de substituto das pesquisas escolares e também atividades que demandem respostas no formato de texto. Esse uso, em sua maioria, tem sido feito de forma pouco analítica e crítica. Alguns entregam atividades que obviamente são fruto de perguntas literais, sem explorar as potencialidades das ferramentas. Boa parte deles só copia e cola a resposta, sem ao menos ler se atende à proposta da atividade.

A personalização da aprendizagem, um dos pontos fortes da IA, é importante na educação. A professora Amarolina, ao complementar sua fala, explica como equilibra a necessidade de personalização com preocupações sobre privacidade e segurança dos dados dos alunos.

A personalização do processo ensino-aprendizagem é uma necessidade que antecede o surgimento das IAs. É uma demanda propagada por autores da educação e da psicologia do desenvolvimento da aprendizagem. A utilização de metodologias ativas na educação é uma das formas de personalizar a aquisição de habilidades das mais diversas áreas do conhecimento, bem como a valorização da diversidade das inteligências múltiplas que extrapolam o currículo escolar tradicional. No entanto, além da segurança dos dados coletados, obtidos e criados existe ainda uma lacuna sobre a própria utilização adequada das IAs para esse fim no campo educacional. Neste sentido, arrisco dizer, que professores e estudantes ainda precisam compreender melhor as potencialidades das IAs para a educação formal ao mesmo tempo em que devem se preocupar com os aspectos éticos, de direitos autorais, de privacidade e de segurança dos dados pessoais e de terceiros. As IAs são ferramentas para especialistas em determinados assuntos ou pelo menos servem a pessoas que a utilizarão como forma complementar de um tema ou assunto de que já se tenha algum conhecimento prévio, fruto de pesquisa em fontes confiáveis. Muitos estudantes entendem os conteúdos disponíveis na internet, bem como o que é disponibilizado nas pesquisas em IA, como confiáveis. No entanto, ainda é preciso “educar” estudantes e professores sobre onde conseguir informações e conhecimentos científicos, verificados e de fontes seguras. Com ou sem IA, esta é uma demanda urgente e necessária.

Ela conclui dizendo que no ensino público e municipal, a IA vem a contribuir em seus sistemas próprios como o SIAP:

No ensino público estadual e municipal pouco pode ser feito utilizando as IA para automatizar as questões burocráticas como lançamento de notas, relatórios, diário de frequências, pois as redes possuem sistemas próprios que são engessados e com pouca flexibilidade de intervenção, como é o caso do SIAP, na rede estadual. É um sistema onde o professor tem uma infinidade de demandas que se relacionam a operar comandos para preencher lacunas com respostas pré-elaboradas, lançar notas nos espaços pré-determinados e validar frequências e conteúdos que muitas vezes não possuem nenhum tipo de relação com o trabalho realizado efetivamente em sala de aula. Em um modelo como esse, as IA, são pouco úteis. Entretanto, para a produção de materiais, elaboração de atividades, criação de textos, imagens, apresentações de slides, vídeos, planilhas e outros produtos que utilizamos no trabalho pedagógico, essas ferramentas me tem sido bastante úteis. No entanto, tenho percebido que poucos colegas professores têm se interessado por esse novo universo. Mas isso é uma percepção pessoal, baseada apenas na observação ao meu redor.

Para a professora universitária, mestra em Engenharia de Produção e Sistemas, especialista em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais, Luana Machado dos Santos,

A inteligência artificial está contribuindo muito para a minha prática educacional, justamente por conta do seu potencial de revolucionar a forma como nós pensamos sobre educação. Eu consigo perceber que, por meio deste algoritmo, o processo de aprendizado tem se tornado cada vez mais personalizado, fazendo uma correlação com outras ferramentas tecnológicas, como a realidade virtual, realidade aumentada e o mundo metaverso, que são ferramentas que podem ser alimentadas com essa inteligência e que tem ajudado muito com a melhoria do aprendizado dos estudantes de forma inimagináveis. O aluno consegue questionar, viajar naquele mundo pelo qual está buscando conhecimento.

Além dos pontos positivos destacados por Luana, ela faz uma alerta para a nova geração e aborda o uso do ChatGPT:

Nossa geração não sabe questionar, quer tudo mastigado na ponta da língua. Precisamos aprender a questionar, pois ao utilizar a IA é necessário saber o que desejamos e inserir isso para que o algoritmo possa processar. Um grande desafio que tenho enfrentado na migração da IA para dentro da sala de aula é capacidade de desenvolver o raciocínio de nossos alunos, como por exemplo, a utilização do ChatGPT, que hoje em dia é a onda do momento, mas será que os nossos alunos sabem utilizar essa ferramenta como deveriam? Percebo que eles não conseguem obter resultados 100% satisfatórios. No entanto, podemos mostrar aos nossos alunos como eles podem utilizar essa ferramenta, a qual contribuirá para seu desempenho, tornando a execução de suas atividades mais rápida, mas eles precisam saber executá-la. É necessário ter um entendimento das informações fornecidas. Percebo que essa ferramenta contribui muito para acelerar nossas atividades, além de auxiliar nas tomadas de decisões.

Para finalizar sua experiência com uso da IA, Luana conclui:

A IA tem ajudado muito na minha carreira, pois tem contribuído para a otimização do tempo. Sabemos que o tempo é dinheiro e que é primordial. Se temos uma ferramenta que facilita a automação de nossas tarefas, por que não a utilizar? A IA tem me auxiliado muito na criação de jogos personalizados, jogos totalmente novos e estudos de casos. Como professora na área de negócios, gosto de trabalhar com estudos de casos para que os alunos possam vivenciar situações reais e resolver problemas. Com uso da IA permite criar estudos de casos totalmente inéditos, trazendo uma abordagem mais próxima da realidade. Além disso, auxilia na criação de questionários, emissão de notas e na correção de trabalhos plagiados ou duplicados, facilitando uma análise mais precisa do meu trabalho. Devemos aproveitar as ferramentas tecnológicas a nosso favor.

Ao analisar as contribuições acima pelos professores , é possível compreender que o uso da IA na prática docente é um tópico de grande relevância no cenário educacional contemporâneo. Enquanto essa tecnologia oferece oportunidades criativas e transformadoras, também levanta questões éticas e desafios a serem pensados pela sociedade.

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