Entretenimento

18ª Goiânia Mostra Curtas começa na próxima semana

Redação DM

Publicado em 28 de setembro de 2018 às 03:00 | Atualizado há 7 anos

Tradicional no calendário goia­no de eventos culturais, a 18ª Goiânia Mostra Curtas inicia na próxima ter­ça-feira (2/10), com o pocket show de abertura da banda goiana Carne Doce, no Teatro Goiânia. Ainda na noite de abertura, que terá início às 20h, o pú­blico poderá assistir ao curta-metra­gem Estátua!, protagonizado por Mae­ve Jinkings, homenageada do festival ao lado da fundadora da Vitrine Fil­mes, Silvia Cruz.

Durante os seis dias de mostra, o público poderá conferir gratuitamente 77 produções audiovisuais de 15 esta­dos brasileiros e o Distrito Federal. Di­vididos entre as cinco mostras com­petitivas – Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Anima­ção, 17ª Mostrinha e Curta Mostra Ci­nema nos Bairros –, serão exibidos 42 curtas de ficção, 17 animações, 13 do­cumentários e 4 experimental.

“A 18ª Goiânia Mostra Curtas é o resultado da resistência com um pro­pósito criado há 18 anos: provocar e estimular o audiovisual no coração do cerrado. Contemplar diferentes formatos de gêneros de curtas-me­tragens com produções de todo o País demonstra a evolução desse cenário, que a Goiânia Mostra Curtas ajuda a construir e se fortalecer”, afirma Ma­ria Abdalla, diretora-geral do festival. Para ela, as produções selecionadas para esta edição têm uma preocupa­ção que vai além da estética e retratam temas como intolerância, discussões de gênero, violência contra a mulher, religião, questões sociais e todo um universo de situações e abordagens emergenciais, desempenhando o pa­pel inegável de ferramenta de expres­são, representatividade e denúncia.“A intenção é garantir ao público a possi­bilidade de se encantar, inquietar, dis­cutir temas pertinentes e se permi­tir ser tocado por filmes de diferentes temas, origens, gêneros e formatos”, completa Abdalla.

A Curta Mostra Especial, única não competitiva, em 2018, convida para uma reflexão sobre o papel das mulhe­res no cinema, com o tema “Gênero e Invenção: tornar-se mulher no cine­ma de curta-metragem contemporâ­neo”. A diretora, roteirista, antropóloga e curadora da Mostra Especial, Maíra Bühler, elegeu 12 curtas, que preten­dem ampliar o debate sobre relações de gênero, desconstruindo imagens fi­xas e estereotipadas da mulher e pen­sando na construção de novas narra­tivas e subjetividades. A programação da Curta Mostra Especial ainda traz um debate sobre os desafios da des­construção e da criação da imagem da mulher no cinema. O foco está no tornar-semulher, como ato performa­tivo, no contra fluxo da visão de gênero que vai além da essência e na direção deuma proposta política em sua aber­tura criativa.

Os dados alarmantes do Informe sobre Diversidade de Gênero e Raça no Cinema em 2016, divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Anci­ne), mostram como a equidade de gê­nero está longe de ser alcançada no audiovisual. De acordo com o infor­me, chegaram às telas daquela ano apenas 25 produções brasileiras com direção exclusivamente feminina, re­presentando apenas 16% dos longas.

Onze filmes tiveram direção mista, enquantoos homens estiveram à fren­te de 124 longas-metragens, 77% doto­tal. Os filmes lançados por mulheres também tiveram menos espaço, sendo lançados em uma média de 65,4salas, enquanto os feitos por homens chega­rama 83,1 espaços de exibição, em mé­dia. Os dados ainda revelam que o re­corte racial é ainda mais desfavorável, já que apenas 2% das direções foram feitas por homens negros e nenhum filme dirigido por mulher negra che­gou às salas de cinema em 2016.

Na contramão das estatísticas que mostram que o cinema brasi­leiro é majoritariamente masculi­no e branco, a Curta Mostra Especial é composta por curtas realizados, em maioria, por mulheres, brancas e negras. Mas a representatividade feminina não se restringe à Mos­tra Especial. Do número total de fil­mes selecionados para as demais categorias do festival, 41 produções contam com mulheres à frente da sua direção.

Também integra o programa da 18ª Goiânia Mostra Curtas o lança­mento literário do livro Feminino e Plural: mulheres no cinema brasilei­ro, realizado no hall do Teatro Goiâ­nia. Organizado por Karla Holanda e Marina Cavalcanti Tedesco, a publi­cação consiste em uma coletânea de textos sobre o cinema feminino bra­sileiro, dos primórdios na atualidade.

O festival ainda ultrapassa o limi­te do Teatro Goiânia e chega até a Vila Cultural Cora Coralina, onde serão rea­lizadas atividades de formação profis­sional, como o Laboratório de Roteiros Audiovisual e a Feira Audiovisual, novi­dade neste ano. Com coordenação de Leila Bourdoukan e curadoria de Ivan Melo, a Feira vai reunir painéis, máster classes, oficinas e um lounge de net­working com importantes nomes do meio audiovisual do Brasil e do mun­do. A intenção é fomentar a atividade audiovisual brasileira, por meio da ca­pacitação e da exibição de um pano­rama atual da produção nacional em curta-metragem. A agenda completa pode ser conferida no site do festival.

PREMIAÇÕES

Para os filmes que integram a Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Animação, o corpo de jurados avaliará as categorias de Me­lhor Filme, Melhor Direção, Prêmio Especial do Júri. Outro júri também será formado para a escolha das pre­miações do Júri Sesc TV, Júri Cine­Brasil TV e Elo Company. Entre os prêmios entregues aos vencedores estão locação de equipamentos, cur­sos de formação audiovisual, ser­viços de pós-produção, finalização, distribuição e prêmios de aquisição. Além dos prêmios cedidos pelas em­presas de audiovisual, todos os cur­tas-metragens escolhidos pelos júris, incluindo o júri popular, também re­cebem o Troféu Icumam, criado pelo artista goiano Gilvan Cabral.

A artista e designer gráfica Bea­triz Perini foi a responsável pela criação da arte do cartaz da 18ª Goiânia Mostra Curtas. A artista mescla em suas produções a cola­gem, fotografia e o desenho, inte­ragindo com diferentes linguagens, se apropriando de mídia impressa para a criação de imagens. As expe­rimentações gráficas e visuais, alia­das às diferentes formas dispostas na arte realizada para 18ª Goiânia Mostra Curtas, possibilitam inúme­ras releituras do trabalho, marcan­do todo o material de divulgação gráfico, serigráfico e digital desta edição, colaborando criativamen­te com o festival, proporcionando também uma reflexão sobre as pro­duções artísticas contemporâneas.

Já figuraram entre os convida­dos nomes como Paulo Caetano, Kátia Jacarandá, Juliano Moraes, Marcelo Solá, Pitágoras, Fabíola Morais, Siron Franco, Kaboco, Ma­teus Dutra, Oscar Fortunato, Es­túdio Bicicleta Sem Freio, André Morbeck e Wes Gama.

REALIZAÇÃO

A 18ª Goiânia Mostra Curtas é realizada pelo Icumam Cultural e Instituto com patrocínio da RTE – Rodonaves Transportes, por meio da Lei Goyazes, incentivo institucional do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual; apre­sentado pelo Fundo de Arte e Cul­tura de Goiás, por meio da Secreta­ria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e com o apoio da Unimed Goiânia.

AFeira Audio visual também é uma realização Icumam Cultural e Institu­to e Goiânia Mostra Curtas e recebe o patrocínio do Banco Regional de De­senvolvimento do Extremo Sul, Fun­do Setorial do Audiovisual e da Agên­cia Nacional do Cinema, por meio do Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Vila Cultural Cora Coralina.

18ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS

Quando: de 2 a 7 de outubro

Onde: Teatro Goiânia (Avenida Anhanguera com Avenida Tocantins, Setor Central)

Entrada: gratuita

Cerimônia de Abertura

Quando: 2/10 (ter), às 20h

Homenagem: Maeve Jinkings e Silvia Cruz

Pocket Show: Carne Doce

Cerimônia de Encerramento

Quando: 7/10 (dom), às 20h

Performance Musical: Cocada Coral

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias