2 de fevereiro na História
Redação DM
Publicado em 2 de fevereiro de 2018 às 02:13 | Atualizado há 7 meses
ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS:
493 – Termina o assédio de três anos de Ravena.
506 – O rei Alarico II dos Visigodos promulga o Breviário de Alarico, uma compilação de leis romanas.
962 – Otão I é coroado imperador do Sacro Império Romano-Germânico pelo Papa João XII; este acto é considerado o início do império.
1141 – A Anarquia (Inglaterra): ocorre a Batalha de Lincoln na qual Estêvão é capturado pelos partidários de Matilde. – A Anarquia foi uma guerra civil travada na Inglaterra e Normandia entre 1139 e 1153, caracterizada por um colapso na lei e na ordem. O conflito surgiu de uma crise de sucessão no final do reinado de Henrique I de Inglaterra, quando seu único filho legítimo, Guilherme Adelino, morreu no naufrágio do White Ship, em 25 de dezembro de 1120. As tentativas de Henrique de colocar sua filha, a Imperatriz Matilde, como sua sucessora não foram bem sucedidas e, depois de sua morte em 1135, seu sobrinho Estêvão de Blois tomou o poder com a ajuda de seu irmão, Henrique de Blois. O início do reinado de Estêvão foi marcado por lutas contra barões ingleses, rebeldes galeses e invasores escoceses. Após uma grande rebelião no sudoeste da Inglaterra em 1139, Matilde e seu meio-irmão Roberto de Gloucester, invadiram. Nenhum dos lados conseguiu alcançar uma vitória decisiva nos primeiros anos da guerra; Matilde veio a controlar o sudoeste da Inglaterra e grande parte do Vale do ´Tâmisa, enquanto Estêvão permaneceu no controle do sudeste. Os castelos da época eram facilmente defensáveis, e muitos dos conflitos eram uma guerra de exaustão, envolvendo cercos, saques e escaramuças entre exércitos, cavaleiros e soldados, muitos dos quais eram mercenários. Em 1141, Estêvão foi capturado na Batalha de Lincoln, acabando com sua autoridade na maior parte do país. Matilde foi forçada a recuar de Londres por multidões hostis antes de conseguir ser coroada; pouco depois, Roberto foi capturado no Tumulto de Winchester e os dois lados trocaram seus prisioneiros. Estêvão quase capturou Matilde em 1142 durante o Cerco de Oxford, porém ela escapou atravessando o Rio Tâmisa. A guerra se estendeu por muitos anos. Godofredo V de Anjou, marido de Matilde, conseguiu conquistar a Normandia, porém ninguém saia vitorioso na Inglaterra. Barões rebeldes começaram a ganhar mais poder no norte e em East Anglia. As devastações nas regiões de guerra eram enormes. Em 1148, Matilde voltou para a Normandia e deixou a campanha a cargo de seu filho Henrique Plantageneta. Estêvão tentou, sem sucesso, fazer a igreja reconhecer seu filho Eustácio como o próximo rei. No início da década de 1150, os barões e a igreja queriam apenas a paz. Nenhum dos lados queria entrar em batalha quando Henrique invadiu a Inglaterra em 1153. Depois de uma pequena campanha e do Cerco de Wallingford, Estêvão e Henrique negociaram a paz, o Tratado de Wallingford, em que o rei reconhecia Henrique como seu herdeiro. Estêvão morreu no ano seguinte e Henrique II começou um longo período de reconstrução na Inglaterra. Crônicos descreveram o período como um em que “Cristo e seus santos estavam dormindo”, e historiadores vitorianos chamaram o conflito de “a Anarquia” por causa do caos, apesar de historiadores modernos questionarem a precisão do termo e alguns dos relatos contemporâneos.
1356 – Primeiro Código ou Regulamento dos Maçons da Inglaterra. – Maçonaria, forma reduzida e usual de franco-maçonaria, é uma sociedade filosófica, filantrópica, iniciática e progressista. Dentro da realidade atual, entretanto, a instituição não poderá ser considerada senão como sendo uma sociedade discreta. De caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual. Seu adjetivo é o maçônico e maçônica. A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal, que admite todos os homens livres e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers, ou lojas. Existem no mundo aproximadamente 3,6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes: 1,5 milhão nos Estados Unidos (em 1965 eram cerca de 4 milhões); 250 mil na Inglaterra; 170 mil no Brasil e 1,6 milhão no resto do mundo (dados de 2008).
1509 – Batalha de Diu ao largo dessa cidade, entre Portugueses e uma aliança muçulmana.
1542 – Uma expedição de 50 homens, liderada por Francisco de Orellana, descobre o rio Amazonas.
1559 – D. Constantino de Bragança conquista Damão.
1709 – Alexander Selkirk é resgatado numa ilha deserta depois de um naufrágio, inspirando o livro Robinson Crusoe de Daniel Defoe. – Alexander Selkirk foi um marinheiro escocês que passou quatro anos como náufrago após ser abandonado em uma ilha deserta. Supõe-se que suas aventuras tenham inspirado Daniel Defoe a compor o clássico da literatura Robinson Crusoe.
1797 – Capitulação de Mântua; a praça, guarnecida pelas tropas austríacas, capitula perante as forças do exército de Napoleão Bonaparte.
1825 – Os governos de Buenos Aires e Inglaterra firmam um tratado contra o tráfico de escravos.
1831 – É eleito o Papa Gregório XVI.
1841 – El Salvador constitui-se em república unitária e independente das outras repúblicas da América Central.
1848 – É firmado o Tratado de Guadalupe Hidalgo, que põe fim à guerra entre Estados Unidos e México. O México cede aos EUA a Califórnia, o Arizona, o Texase o Novo México.
1849 – Revolução ou Revolta Praieira: revoltosos são rechaçados por forças legais no Recife.
1892 – Abertura do Porto de Santos, o maior do Brasil.
1895 – Batalha de Marracuene (Moçambique).
1914 – Fundação do Paysandu Sport Club (Belém (Pará), Brasil).
1913 – É inaugurada em Nova York a maior estação ferroviária do mundo.
1920 – A Estónia tem sua independência reconhecida pela Rússia.
1932 – A cidade de Santiago de Cuba é destruída por um terremoto.
1940 – É realizada em Belgrado a Conferência de Paz dos Estados balcânicos.
1943 – Segunda Guerra Mundial: O exército soviético vence a Batalha de Stalingrado. – Batalha de Stalingrado ou Batalha de Estalinegrado foi uma operação militar conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças soviéticas pela posse da cidade de Stalingrado (atual Volgogrado), às margens do rio Volga, na antiga União Soviética, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha foi o ponto de virada da guerra na Frente Oriental, marcando o limite da expansão alemã no território soviético, a partir de onde o Exército Vermelho empurraria as forças alemãs até Berlim, e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a história, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis. Marcada por sua extrema brutalidade e desrespeito às perdas militares e civis de ambos os lados, a ofensiva alemã sobre a cidade de Stalingrado, a batalha dentro da cidade e a contra-ofensiva soviética que cercou e destruiu todo o 6º Exército alemão e outras forças do Eixo, foi a segunda derrota em larga escala da Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial e a mais decisiva; a partir daí, a ofensiva no leste forçou os alemães cada vez mais em direção ao seu território, e, com a ajuda vinda do Oeste pelos Aliados, juntamente com os Estados Unidos, com o “Dia D”, deu-se a vitória final contra o Terceiro Reich, em 8 de maio de 1945. Até 1925, “Stalingrado” ou “Estalinegrado”, chamava-se “Tsaritsyn”, e desde 1961 tem o nome de Volgogrado. Com a mudança de nome, a nomenclatura do memorial dedicado aos defensores da cidade também mudou, mas em 2004, o presidente Vladimir Putin autorizou a mudança da nomenclatura, que hoje encontra-se novamente como Stalingrado.
1957 – É inaugurada, nos Estados Unidos, a Leo Castelli Gallery, destinada a ser o centro universal da arte pop.
1959 – Indira Gandhi é nomeada presidente do Partido do Congresso da Índia.
1964 – A sonda norte-americana Ranger 4 chega à Lua.
1971 – Depois de um golpe de estado no Uganda, o presidente Milton Obote é substituído por Idi Amin.
1976 – São roubados 119 quadros da última fase de Picasso no Palácio dos Papas de Avinhão.
1978 – O Padre Jonas Abib funda a Comunidade Canção Nova, na cidade de Queluz (São Paulo), (Brasil).
1981 – Equador e Peru fazem um acordo de cessar-fogo em seu conflito fronteiriço.
1985 – Os restos humanos centro-ameríndios mais antigos do mundo, com 31 mil anos, são encontrados em um rancho situado a cerca de 60 km de San Luis Potosí (México).
1985 – Estreia no Japão a série Changeman
1987 – Um ataque aéreo iraquiano contra a cidade de Mianeh, no Irã, mata 79 alunas de duas escolas locais.
1989 – A última coluna blindada soviética deixa Cabul, depois de nove anos de ocupação militar.
1990 – Na abertura de sessão legislativa do parlamento sul-africano, Frederik de Klerk declara que o apartheid havia fracassado e que as proibições aos partidos políticos, incluindo o ANC, seriam retiradas.
1991 – Observada uma ocultação estelar pelo asteroide Astraea.
1994 – Um comboio descarrilha no Zaire e deixa pelo menos 200 mortos.
2001 – O presidente Gustavo Noboa decreta estado de emergência no Equador, como resposta às mobilizações indígenas.
2005
Armando Guebuza torna-se o terceiro Presidente da República do Moçambique.
O Papa João Paulo II aceita a renúncia de Dom Pedro Casaldáliga ao governo pastoral da prelazia de São Félix do Araguaia, no Brasil.
2005 – Após ser exibida por quatro temporadas, a série Star Trek: Enterprise é cancelada.
NASCIMENTOS:
1794 – Étienne Arnal, ator cômico francês (m. 1872).
1811 – Delia Bacon, escritora norte-americana (m. 1859). – Delia Salter Bacon foi uma escritora americana de peçasteatraisedecontoseirmãdoministro congregacionalista Leonard Bacon. É mais conhecida atualmente por sua obra sobre a questão da autoria de Shakespeare. Promoveuateoriadeque as peças atribuídas a William Shakespeare foram escritas por um grupo de homens, incluindoFrancisBacon, Walter Raleigh e outros.
1866 – Enrique Simonet, pintor espanhol (m. 1927).–Enrique Simonet Lombardo foi um pintor espanhol nascido em Valência. Ele estou primeiro na Real Academia de Bellas Artes de San Carlos de Valencia e obteve, em 1887, uma bolsa para estudar pintura na Academia de Belas Artes de Roma, onde ele pintou, em1890, a “Anatomia do coração”, também conhecida como “Ela tinha um coração!” ou “Autópsia”. Esta obra lhe traria uma fama internacional e venceu diversos prêmios internacionais
1882 – James Joyce, escritor irlandês (m. 1941). – James Augustine Aloysius Joyce foi um romancista, contista e poeta da Irlanda que viveu boa parte de sua vida expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX. Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses/Gente de Dublin (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939) – o que se poderia considerarum “cânonejoyceano”. Também participou dos primórdios do modernismo poético em língua inglesa, sendo considerado por Ezra Pound um dos mais eminentes poetas do imagismo. Embora Joyce tenha vivido fora de sua ilha irlandesa natal pela maior parte da vida adulta, sua identidade irlandesa foram essenciais para sua obra e fornecem-lhe toda a ambientação e muito da temática de sua obra. Seu universo ficcional enraíza-se fortemente em Dublin e reflete sua vida familiar e eventos, amizades e inimizades dos tempos de escola e faculdade. Desta forma, ele é ao mesmo tempo um dos mais cosmopolitas e um dos mais particularistas dos autores modernistas de língua inglesa.
1896 – Kazimierz Kuratowski, matemático polaco (m. 1980).
1901 – Jascha Heifetz, violinista lituano (m. 1987).
1905 – Ayn Rand, filósofa estadunidense (m. 1982).
1912 – Millvina Dean, cartógrafa britânica (m. 2009).
1927 – StanGetz, saxofonista estadunidense (m. 1991).
1939 – João César Monteiro, cineasta português (m. 2003).
1959 – Lenine, cantor e compositor brasileiro.
1973 – Latino, cantor brasileiro.
MORTES:
1526 – Henrique de Meneses, militar e administrador colonial português (n. 1496).
1594 – Giovanni Pierluigi da Palestrina, compositor erudito italiano (n. 1525).
1612 – Cristóvão Clávio, matemático e astrônomo alemão (n. 1538).
1648 – George Abbot, escritor inglês (n. 1604).
1704 – Guillaume François Antoine, Marquês de l’Hôpital, matemático francês (n. 1661).
1789 – Armand-Louis Couperin, compositoreorganistafrancês(n. 1727).
1808 – LucianoXavierSantos, compositor português (n. 1734).
1830 – Mestre Ataíde pintor brasileiro (n. 1762).
1864 – Adelaide Anne Procter, poetisa e filantropa britânica (n. 1825).
1884 – Wendell Phillips, abolicionista estadunidense (n. 1811).
1923 – Manuel Murguía, historiador e escritor espanhol (n. 1833).
1949 – Brás do Amaral, médico e historiador brasileiro (n. 1861).
1969 – Boris Karloff, ator britânico (n. 1887).
1970 – Bertrand Russell, filósofo e matemático britânico (n. 1872).
1979 – Sid Vicious, músico britânico (n. 1957).–Sid Vicious (nome artístico de John Simon Ritchie-Beverly, foi um músico inglês, conhecido por tratar-se de um ícone da cultura punk, tocando baixo na banda Sex Pistols. Antes de entrar para a banda Sex Pistols era baterista do Siouxsie & The Banshees. Também foi vocalista da banda The Flowers Of Romance.
1995 – André Frossard, ensaísta e acadêmico francês. (n. 1915).
1996 – Gene Kelly, ator e bailarino norte-americano. (n. 1912).
1997 – Chico Science, músico e compositor brasileiro (n. 1966).
2003 – Augustinho Záccaro, maestro brasileiro (n. 1948).
2014 – Eduardo Coutinho, cineasta brasileiro (n. 1933).– Eduardo de Oliveira Coutinho foi um cineasta e jornalista brasileiro. É considerado por muitos como um dos maiores documentaristas da história do cinema do Brasil. Tinha como marca realizar filmes que privilegiavam as histórias de pessoas comuns. Sua obra-prima é Cabra Marcado para Morrer, que marcou sua carreira como o principal documentarista do Brasil. Entre outros trabalhos destacados de sua carreira estão os documentários Santo Forte, Edifício Master, Peões, Jogo de Cena e As Canções.