Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Conheça a história de Fernanda Farias de Albuquerque, travesti brasileira

“Limpe São Paulo, mate um travesti por noite” pichação em um muro paulista na década de 80. Quem contou sobre essa mensagem de ódio rabiscada na rua viveu na carne o preconcei­to e intolerância, o nome dela é Fernanda Farias de Albuquer­que. A travesti que teve sua vida registrada em um livro, uma his­tória que o autor italiano Mauri­zio Janelli ajudou a contar.

Maurizio e Fernanda se co­nheceram em uma prisão ita­liana e dessa relação de cárcere surgiu o registro da vida da tra­vesti. O livro foi escrito em pri­meira pessoa, como se Fernan­da o tivesse escrito e Maurizio deu for­ma à nar­rativa mal const ruída da prostituta de pouco estu­do. Juntos escre­veram o livro repor­tagem Princesa.

Maurizio era mili­tante das Brigadas Ver­melhas. Brigada Vermelha (Brigate Rosse em italiano) era uma organização para­militar de guerrilha comunista italiana formada no fim da déca­da de 60. Jannelli participou de várias ações consideradas terro­ristas, que lhe valeu uma senten­ça de duas prisões perpétuas. Na prisão conheceu Fernanda, pre­sa por esfaquear um homem e sentenciada a seis anos.

A BATALHA

Fernanda nasceu Fernando no interior da Paraíba, na cida­de de Alagoa Grande. Abando­no paterno, pobreza, sofrendo abusos sexuais resolve fugir da triste realidade de casa pra vi­ver a realidade crua das ruas. Moça que vai pra guerra, pinta o rosto e precisa de um nome que lhe dê coragem de enfren­tar a batalha fria das ruas pau­listas, escolheu Princesa.

Na década de 80, com o so­nho de glamour muitas travestis se mudaram para a Europa. Fer­nan­d a também embarcou nesse so­nho, lá conti­nuou se prosti­tuindo nas ruas de Milão e se torna dependente de he­roína. Sua prisão veio no começo da década de 90 com uma acusação de tentativa de homicídio de uma prostituta. Na prisão descobre ser portadora do ví­rus da aids.

Na real tudo que ela sonha­va era juntar grana com a pros­tituição e fazer uma operação de mudança de sexo. Encontrar um bom marido italiano que cui­dasse dela e tornar-se uma boa dona de casa. Assim conta o ci­neasta Henrique Goldman.

O LIVRO

No livro Fernanda conta da violência que a cidade impu­nha aos travestis que ganhavam a vida na calçada. Violência po­licial, violência do “cidadão de bem”. Sobre as colegas de rua as­sassinadas pelo ódio irracional do preconceito. Sobre o vício em álcool e drogas para suportar o frio e a solidão de São Paulo. To­dos os relatos enriquecidos pelas palavras de Maurizio.

Na capa estão as duas assi­naturas: a de Fernanda e a de Maurizio Jannelli, juntos compartilharam o cárcere na prisão em Rebibbia e o trabalho de escrever o livro. Na narrativa havia também um terceiro pre­so de origem Sardenha Giovanni Cotonetes que fez a ponte entre o autor e a travesti e convenceu Fernanda a escrever sua história.

Em 1994, o livro foi publica­do e traduzido em português, es­panhol, alemão e grego. Por pou­co tempo Fernanda é admitida como secretária na editora que publicou o livro, mas as ruas cha­mam por ela, então deixa o traba­lho para retornar à vida anterior.

O FILME

O diretor brasileiro Henrique Goldman transformou a história de Fernanda em filme. Ele mer­gulhou de tal forma no projeto que teve a vida pessoal prejudi­cada e ainda teve que entregar o cachê que ganharia como dire­tor para completar o orçamento e terminar as filmagens.

A Fernanda do filme acaba por superar a dureza da vida e aprende a amar a vida. Diferen­te da Fernanda da vida, sucum­biu as batalhas de rua e no ano 2000 ela suicidou-se aqui no Bra­sil. Fernanda inspirou a criação da organização Princesa pelos direitos dos transexuais.

Na época o filme não foi lá um sucesso de bilheteria, mas ganhou um prêmio de melhor filme estrangeiro no festival OutFest de Los Angeles e aca­bou ganhando o mundo. Gold­man disse que em alguns pa­íses seu filme foi distribuído como filme gay, ou erótico, mas para ele era apenas uma histó­ria de busca de identidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias