Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Perdida no tempo: conheça a vila medieval gótica que parece ter saído dos contos de fada

Com estética que reme­te de forma gritante aos contos e lendas da Idade Média, a pequena vila de Castle Combe fica próxi­ma à cidade de Chippenham, noroeste da Inglaterra. Possui pouco mais de 300 habitan­tes, divididos em duas par­tes: uma localizada no vale estreito de By Brook, e outra, a alta Castle Combe, fica num terreno mais elevado, na es­trada que liga Chippenham com Chipping Sodbury. Em seu período mais próspero, foi considerada um centro de comércio de lã. Atualmente, a cidade é uma atração turís­tica, e mesmo assim não faz grandes esforços para manter o status, o que a torna ainda mais isolada. Possui um hotel cinco estrelas, e mantinha um museu–mas este foi desativa­do em meados de 2012.

Quem traz as informações so­bre essa joia medieval é a Alek­sandra Andonovska, colabora­dora do site The Vintage News. “Das magníficas catedrais gó­ticas, vilas de contos de fadas e grandes fortalezas que salpicam a paisagem européia, a arquite­tura medieval da Inglaterra ofe­rece uma das visões mais preci­sas daquele período”, conta. Ela expõe que algumas das princi­pais fontes de turismo daquele país se sustentam na premissa histórica, na preservação ofere­cida à elas ao longo dos séculos. “Foi durante esse período que muitos locais históricos localiza­dos na Inglaterra tiveram origem. Certas cidades e aldeias medie­vais permanecem intocadas, e possuem um lugar especial na história da arquitetura inglesa. Castle Combe é um dos exem­plos mais belos”.

A autora relembra ao leitor, que nem sempre o poder do tu­rismo está no entretenimen­to imediato, mas no poder de transporte temporal oferecido por alguns lugares. “Ao imaginar todas aquelas pequenas cidades medievais sobreviventes na Eu­ropa, devemos lembrar que to­das elas possuem o poder de nos transportar através do tempo”, explica. O poder de Castle Com­be, nesse sentido, é tão grande, que apesar de ostentar pouco mais de 300 habitantes, tornou­-se um cartão postal incansa­velmente reproduzido em fotos. “Por outro lado, poucos desses lugares conseguem combinar o poder de máquina do tempo como a preservadíssima Castle Combe, que hoje em dia goza da reputação de ser um dos locais mais fotografados da Inglaterra”.

FAMA

Transfiguração temporal–“­Também apelidada como uma das aldeias mais belas de toda a Inglaterra, esta fatia perfeita­mente preservada da história e da arquitetura medieval pare­ce algo arrancado diretamente das páginas de contos folclóri­cos”, define Aleksandra Andono­vska, em seu artigo Castle Com­be: uma pitoresca vila medieval na Inglaterra, uma vez pólo de comércio de algodão. “Situada a cerca de cinco milhas a noro­este da cidade de Chippenham, em Wilshire, esta jóia escondi­da tem recebido amantes da his­tória e entusiastas da arquitetu­ra medieval há bastante tempo”. Já foi usada como set de filma­gem para várias obras do cine­ma, como a primeira versão de Doutor Doolittle (estrelada por Rex Harrison) e Cavalo de Guer­ra, lançado em 2012.

As primeiras pessoas que se aventuraram em viver no lo­cal se estabeleceram por ali an­tes mesmo do início da Idade Média, de acordo com a auto­ra. “Acredita-se que a área onde esta aldeia está situada foi ocu­pada primeiramente pelos Cel­tas, durante a antiguidade”. Pouco resta do grande castelo que impressionava os transeun­tes comerciários do período áu­reo de Castle Combe, que teve seu nome escolhido principal­mente devido ao relevo da re­gião. “Naquela época foi cons­truída a primeira fortificação. De acordo com a maioria dos re­latos, a aldeia deve parte de seu nome a uma colina arborizada, e ao castelo de Norman Bailey, que hoje possui poucos pedaços em ruínas, embora existam ter­raplanagens que mostrem o es­paço ostensivo que ocupava”.

O crescimento da indús­tria da lã no período medie­val, associado aos progressi­vos aprendizados à respeito da criação de ovelhas fize­ram de Castle Combe (que li­teralmente significa Castelo do Algodão) um local temido e respeitado. “As ovelhas per­correm as colinas desta re­gião desde a antiguidade, e é graças ao desenvolvimento da indústria da lã que Castle Combe estabeleceu-se como um dos mais importantes centros do produto de todo o país”. Segundo a autora, a vila ficou nacionalmente co­nhecida no século XIV. “En­trou em grande prosperidade a partir da metade do século XIV e logo tornou-se conheci­da em todo o país por seus fa­mosos fabricantes de tecido, cujo trabalho foi louvado em grandes centros de comércio da época, como a cidade de Londres”, conclui.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias