Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Rumos do esporte ante às mudanças da sociedade

A Fundação Getulio Vargas (FGV) promove, dia 17 de março, no Rio de Janeiro, o VII Seminário de Gestão Espor­tiva FGV/Fifa/Cies, com o obje­tivo de debater a adequação dos esportes às transformações da so­ciedade. O pôquer como esporte olímpico e o crescimento dos e-S­ports estão entre os temas a serem abordados durante o encontro.

“O esporte precisa estar aten­to às transformações da socieda­de, que acontecem cada vez mais rápido. No mundo de hoje, quem não balança a rede, balança na rede. Entre os nascidos antes da geração do Milênio, 45% das pes­soas preferem esportes e 13% e-S­ports, na geração do Milênio há empate, 27% preferem esportes e 27% e-Sports. O que acontece a partir da geração Z?”, questiona o coordenador acadêmico FGV/ Fifa/Cies, Pedro Trengrouse.

Nomes como Patrick Nally, pre­sidente da International Federation of Pocker (IFP) e ícone do marke­ting esportivo mundial; Igor Fe­deral, Fundador da Confederação Brasileira Texas Hold’em (CBTH); e Andre Akkari, atleta PokerStars, são alguns dos palestrantes que vão abordar o pôquer como esporte olímpico. “O Brasil já tem cerca de 8 milhões de jogadores e 500 clubes registrados. O Circuito Brasileiro de Poker (BSOP), um dos maiores campeonatos de pôquer do mun­do, distribui mais de R$ 50 milhões por ano em prêmios, o mesmo que a CBF na Copa do Brasil”, ressalta o professor da FGV.

Zeynep Gencaga, Fernan­da Lobão, João Sobreira e Ar­non de Mello são os convidados para abordar o tema e-Sports e vão apresentar um panorama do crescimento do setor em todo o mundo, com exemplos concre­tos como a estratégia digital da NBA e iniciativas da Go4it. Já Car­los Fonseca e Roberto Iervolino vão discutir sobre modalidades como League of Legends, Dota e outros que estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil com o senador Roberto Rocha, que fala sobre seu Projeto de Lei para re­gular esportes eletrônicos no país.

“Em 2016, o Campeonato de League of Legends levou 20 mil pes­soas ao Staples Center e teve au­diência de 43 milhões de pessoas online. Em 2011, a premiação do Campeonato de DOTA era de USD 1,6 milhão; em 2016, USD 20,8 mi­lhões, maior que da Copa Liberta­dores”, observa Pedro Trengrouse.

Os rumos do esporte no mun­do virtual também ganhará espaço no seminário. Maureen Flores, José Renato Hopf e Edoardo Sigaud vão falar sobre as tendências do espor­te na internet, ICOs em clubes de fu­tebol e o engajamento de torcedo­res através da tecnologia durante o painel “Esporte na Rede”

VII SEMINÁRIO DE GESTÃO ESPORTIVA FGV/FIFA/CIES

Data: 17 de março

Local: Centro Cultural da FGV

Endereço: Praia de Botafogo, 186 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ

Inscrição: http://sv.www5. fgv.br/fgvonline/ seminariogestaoesportiva/ inscricoes.asp

PROGRAMAÇÃO:

Das 08h30 às 9h – Credenciamento e Welcome Coffee

Das 08h30 às 9h – Abertura

Ana Paula Borges, superintendente de Produtos On-Line – FGV

Pedro Trengrouse, coordenador acadêmico do Curso FGV/FIFA/ CIES – Programa Executivo – Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes

Das 9h às 11h – Poker: Esporte Olímpico?!

Patrick Nally, presidente da IFP

Igor Federal, presidente da CBTH

Andre Akkari, atleta PokerStars

Das 11h às 13h – e-Sports: Esporte?!

Zeynep Gencaga, FIFA Master

Fernanda Lobão, sócia e diretora da Go4.it

João Sobreira, fundador da Cursor eSports

Arnon de Mello, VP NBA

Das 13h às 14h30 – Almoço

Das 14h30 às 16h30 – e-Sports no Brasil

Carlos Fonseca, presidente da ABCDE

Roberto Rocha, senador da República

Roberto Iervolino, gerente geral Riotgames

Das 16h30 às 17h – Coffee break

Das 17h às 19h – Esporte na Rede

Maureen Flores, Rede Globo

José Renato Hopf, CEO 4all

Edoardo Sigaud, Legaltech Entropia Inovação

Das 19h às 19h30 – Encerramento

Ricardo Trade, coordenador local do Programa FIFA/CIES

Glauber Lobato, coordenador de Produtos Varejo On-Line e Tutoria – FGV Online

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias