Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Santa bebedeira

  •  Cerveja verde, gnomos, trevo de quatro folhas, até um whiskey para os mais resistentes


Dia de encher a cara no me­lhor estilo irlandês sob as bênçãos da igreja católica. É hoje, Dia de São Patrício. Afinal São Patrício é o padroeiro irlandês que dedicou a vida em converter celtas em cristãos, mas eles não fa­riam essa conversão se não houves­se cerveja nas celebrações.

Ok, não é bem assim. No come­ço era realmente uma celebração religiosa, com missa, todo mundo sóbrio, de cabelo penteado, a coi­sa toda. Mas no ano de 1798 foi uti­lizado pela sociedade reformista United Irishmen, de forma políti­ca. Para conseguir apoio popular, eles saíram às ruas vestidos de ver­de no dia de São Patrício. A partir dessa data virou uma tradição sair às ruas usando essa cor.

A United Irishmen ou Sociedade dos Irlandeses Unidos era uma or­ganização política do século 18 da Irlanda que, inicialmente, procurou uma reforma parlamentar e evoluiu para uma organização com fins re­volucionários republicanos, inspi­rado na Revolução Americana. Eles tinham o objetivo de acabar com o regime monárquico britânico sobre a Irlanda e fundar uma república ir­landesa soberana e independente.

Voltando à bebedeira e ao fes­tejo de rua do dia 17 de março. De­pois que a primeira galera saiu de verde às ruas, o evento só foi crescendo até chegar ao que é hoje, um grande carnaval de rua, regado a cerveja verde e com direito a ver gnomos e leprechauns desfilando pelas ruas. Lembrando que o primeiro festival de rua oficial foi só em 1996. Des­de 2006 o festival dura cinco dias na Irlanda.

Se você pensa que o mais ba­dalado Dia de Saint Patrick acon­tece na capital da Irlanda, Dublin, pasme, não é. A maior parada em comemoração ao St. Patrick’s Day não acontece na Irlanda, e sim em Nova Iorque, nos Estados Unidos, cidade que tem uma das maiores comunidades irlan­desas do mundo.

SÍMBOLOS DO FESTEJO

Os leprechauns, ou gnomos, são figuras clássicas da mitolo­gia nórdica e são outros símbolos da celebração. Apesar de ser uma festividade de origem cristã, o sin­cretismo e as altas doses alcoóli­cas trataram de incluir gnomos no dia de São Patrício.

O chopp verde foi criado exclusi­vamente para o St. Patrick’s Day. Se você quiser fazer cerveja verde em sua residência pra pagar de irlan­dês, é simples: pegue uma cerveja clara. Pode ser qualquer cerveja la­ger que temos em enorme varieda­de em nossos supermercados. Adi­cione corante verde, desses usados para colorir alimentos.

Normalmente algumas pou­cas gotas, algo entre 1 e 6, são su­ficientes para colorir uma caneca de 500 ml. Para evitar ter que me­xer a sua cerveja para misturar com o corante, coloque o corante pri­meiro no copo e despeje a cerveja por cima, da maneira tradicional como a cerveja deve ser servida. O licor de menta também é uma op­ção porém altera o gosto da cer­veja. Outras bebidas consumidas normalmente na data são a cerve­ja Guinness e o whiskey irlandês.

Outra simbologia presente nas comemorações é o trevo de qua­tro folhas, afinal para passar cinco dias bebendo é necessário mui­ta sorte. Mas não é bem por isso, o trevo que acompanha São Pa­trício, por ser verde e representar a boa sorte, acabou se tornando um símbolo do patriotismo cató­lico do país. A tradição de se usar verde no dia de São Patrício co­meçou com o simples ato de pre­gar à roupa um trevo semelhante ao que o santo carrega.

QUEM FOI MESMO SÃO PATRÍCIO?

St. Patrick nasceu na Grã-Bre­tanha, mais ou menos no final do século IV. Acredita-se que te­nha morrido no dia 17 de mar­ço de 461 – daí, então, a data da celebração. Até os 16 anos ele se considerava um pagão. Nessa idade foi sequestrado e vendido como escravo por saqueadores irlandeses. Foi durante sua cap­tura que ele começou a se voltar para Deus, na hora do aperto o que surge de cristão é uma lou­cura. Ele conseguiu escapar após ter sido escravizado durante seis anos e, então, foi estudar em um mosteiro em Gauls por 12 anos.

Depois desse calvário St. Pa­trick foi de mosteiro em mos­teiro, obtendo sucesso em converter as pessoas para o Ca­tolicismo. Os Druidas Celtas fi­caram muito insatisfeitos com ele e tentaram prendê-lo por diversas vezes, mas ele sempre conseguiu escapar. A adoração a sua figura se deve ao fato de que ele conseguiu retornar ao país de origem depois de ser escravo quando criança, com o intuito de transmitir a men­sagem de Cristo.

CORNED-BEEF BOIL

Nem só de cerve­ja vive o homem, mas também de carne de porco e repolho. O pra­to típico do St. Patrick’s Day é o Corned-beef boil, uma combina­ção de carne salmora­da com repolho que vai muito bem com a tradi­cional cerveja Guinness.

Corned Beef é um produto curado em sal­moura e posteriormente cozi­do lentamente até ficar bem macio. Muitos denominam de “carne enlatada” ou “carne na lata”, mas talvez não seja uma tradução precisa, pois a origem do nome provém dos grãos de sal originalmente usados na produção, que eram chama­dos de “corns of salt”.

A palavra “corn” deriva do in­glês antigo e é usada para des­crever pequenas partículas ou grãos. Carne enlatada ou carne na lata seria a tradução para “can­ned beef” e não “corned beef”, que tem origem nos grãos de sal (corns), por isso corned beef. A confusão maior veio por conta do produto ser tradicionalmente enlatado, principalmente para o envio às tropas durantes as gran­des guerras. É o tipo de produto que prefiro não traduzir.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias