Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Domingo erudito

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás apresenta neste domingo (29/4), às 11h, no Teatro Basileu França (AV. Universitária, 1750, Setor Universitário), com entra­da gratuita, o concerto que mar­ca o início de uma turnê com cinco apresentações em Goiâ­nia, Anápolis, Itumbiara, Inhu­mas e Palmeiras de Goiás. Os concertos são realizados pelo Governo de Goiás, por meio da Seduce, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura. A regência está a cargo do maes­tro Rogério Rosembergue.

O concerto de abertura da turnê marca também o encer­ramento da Conferência Na­cional de Tubas e Eufônios, que teve início no dia 25/4 e con­ta com a presença dos princi­pais professores destes instru­mentos no Brasil. Alguns dos palestrantes serão solistas e te­rão obras autorais interpretadas pela Banda Sinfônica Jovem de Goiás. O concerto tem no pro­grama: Alvamar Overture, de James Barnes; Pantomime, de Philip Sparke, com solo de Oto­niel dos Santos (eufônio); Tuba Concerto, de Edward Gregson, tendo como solista Albert Khat­tar; e ainda Brazilian Rhapsody, de Fernando Deddos, que terá o próprio autor como solista, e o Concertino para Tuba e Ban­da Sinfônica, de Renato Segati de Moraes, com Whilton Ma­tos sendo solista. Esta última peça terá sua estreia mundial uma vez que foi composta para o concerto de encerramento da Conferência Nacional de Tubas e Eufônios.

Após o concerto de abertu­ra em Goiânia, a turnê da Ban­da Sinfônica Jovem de Goiás vai passar por Anápolis, dia 20/05, domingo, às 17h, no Parque Ipiranga; Itumbiara, dia 28/06, quinta-feira, 20h, no Teatro Ma­ria Pires Perillo; Inhumas, dia 29/08, quarta-feira, 20h, no Au­ditório Renato Balestra; e o en­cerramento em Palmeiras de Goiás, dia 13/10, quinta-feira, às 20h, no Centro de Convenções Erisval Gomes Siqueira. Todos os concertos serão gratuitos.

Segundo o maestro Rogé­rio Rosembergue, a turnê criou uma grande expectativa nos músicos e nas pessoas das ci­dades que estão sendo contem­pladas. Isso porque a formação de banda sinfônica é uma no­vidade para muitos que ainda não puderam conhecer a so­noridade deste estilo de grupo. “Levar a Banda Sinfônica Jovem de Goiás para cidades do inte­rior é uma grande oportunida­de e um desafio maravilhoso”, diz Rosembergue.

Origens–A Banda Sinfôni­ca Jovem de Goiás tem suas origens em 2009, sob regência do maestro Reginaldo Sebas­tião da Silva, quando partici­pou do concurso nacional de bandas marciais de São Sebas­tião (SP), conquistando primei­ro e segundo lugares em dois anos seguidos. Com o passar do tempo viu-se a necessida­de de aumentar as possibilida­des musicais e também ofere­cer, para alunos do Itego em Artes Basileu França, a possi­bilidade de se tocar em um gru­po sinfônico. Em 2013, foi cria­da a Banda Sinfônica Jovem de Goiás. Atualmente sob regência do maestro Rogério Rosember­gue, o grupo tem realizado con­certos em teatros e outros espa­ços de Goiânia e região, além de participação em eventos espe­ciais como o Pop Hits, no Tea­tro Basileu França, e o Terça no Teatro, promovido pelo Teatro Sesi de Goiânia. A Banda é li­gada à Orquestra Sinfônica Jo­vem de Goiás.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias