Entretenimento

Mostra Permanente de Curtas inscreve filmes para exibição remunerada

diario da manha
Gabriel e Micael(FOTO DE THOMAZ MAGALHÃES)

Estratos filmes e a distri­buidora Kinoptera abrem, no próximo dia 19 de abril, inscrições para a Mostra Perma­nente de Curtas, que prevê a exi­bição remunerada de 1 hora de curtas-metragens, dentro da pro­gramação regular do Cine Cultu­ra. A remuneração do realizador pelo licenciamento de seu curta­-metragem para exibição na Mos­tra Permanente de Curtas pelo período de 1 ano será de R$ 400. As inscrições dos filmes são gra­tuitas, podem ser feitas pelo site http://www.mostrapermanente. com e vão até 21 de maio.

Regulamento – Cem filmes de tema livre, falados ou pre­viamente legendados em lín­gua portuguesa, de até 25 mi­nutos de duração e realizados a partir do ano 2000 serão se­lecionados para a primeira edi­ção do projeto. Seus realizado­res vão assinar um contrato de licenciamento sem exclusivi­dade, que permitirá a exibição, em formato digital, tanto den­tro da Mostra quanto antes da exibição de longas-metragens no Cine Cultura de Goiânia. “Ao mesmo tempo, o realizador fi­cará livre para exibir ou comer­cializar o seu filme normalmen­te e da forma que bem entender, desde que observado o regu­lamento”, observa o diretor e roteirista Gabriel Newton, um dos coordenadores gerais do projeto.

“Nosso objetivo é colocar o curta em pé de igualdade com o longa-metragem, numa ses­são regular de cinema, numa sala comercial, com dia e ho­rário fixos, o ano todo, de graça, para quem quiser, sem a pompa de um festival. Além disso, que­remos remunerar o produtor/ realizador, ainda que com um valor simbólico, pela exibição, algo inédito em Goiás”, valoriza o produtor executivo da Estra­tosfilmes, Micael Vieira, tam­bém coordenador geral da Mos­tra Permanente de Curtas.

Os cem curtas selecionados serão conhecidos no dia 8 de ju­nho, no site da Mostra. As sessões regulares com os curtas escolhi­dos serão realizadas no Cine Cul­tura, em Goiânia, de 7 de julho de 2018 a 29 de junho de 2019, po­dendo haver exibições especiais em outros locais de Goiás, a se­rem definidos a critério exclusi­vo da organização da Mostra Per­manente de Curtas.

SOBRE OS IDEALIZADORES

Estratosfilmes – A produtora au­diovisual Estratosfilmes trabalha des­de 2014 na elaboração de projetos e produção de conteúdo para cinema, TV e internet, buscando o desenvol­vimento, produção e distribuição de projetos inovadores no setor, condi­zentes com o estímulo à diversida­de. Trabalha com projetos próprios e outros de produtores associados, através de prestação de serviços ou co-produção na elaboração de pro­jetos e produção executiva.

Kinoptera – A Kinoptera nasceu em 2013, como um site de criação e difusão de conteúdo sobre dis­tribuição de filmes no Brasil, e em 2017 tornou-se uma distribuidora no País. A empresa trabalha com a distribuição de curtas e longas-me­tragens para festivais de cinema e com o planejamento e produção de documentos, legendas, cópias, assessoria e consultoria para que o filme possa alcançar as mais diver­sas janelas de exibição.

MOSTRA PERMANENTE DE CURTAS – INSCRIÇÕES ABERTAS
Período: 19 de abril a 21 de maio
Regulamento e inscrições: http://www.mostrapermanente.com

Comentários