Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Teatro do IFG recebe dupla de percussionistas da Alemanha, PercussionDuo

Hoje, 25 de abril, tem mais uma atividade dentro da série “Encontro com os Mestres”, pro­posta pelo Programa Interinstitu­cional de Extensão em Percussão (Properc). Trata-se da apresenta­ção do PercussionDuo, compos­to pelas irmãs Jessica e Vanessa Porter. A dupla se apresentará nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Teatro do IFG – Câm­pus Goiânia, localizado na Rua 75, Centro. A entrada é gratuita.

Vencedora de inúmeros prêmios, dentre eles o Jugend Musiziert, a dupla alemã tem se destacado no meio da per­cussão por conta de suas apre­sentações inusitadas, cheias de experimentos e por mes­clar música e teatro. Com uma paixão pela música contem­porânea, o PercussionDuo apresenta peças de composi­tores notáveis, como Mauri­cio Kagel, Steve Reich e Niko­laus A. Huber.

A expressividade ao domi­nar a percussão rendeu às ir­mãs o convite para partici­par de eventos como Festival de Schleswig-Holstein, Young Euro Classics, Festival Kalima, Festival Adams e o Stars von Morgen (Estrelas de Amanhã), além do PercussiveArtsWeb­Contest da PAS Italy.

O duo também experimen­ta interpretações ao longo dos limites dos gêneros. A literatu­ra clássica de J. S. Bach, Clau­de Debussy ou Astor Piazolla constrói o contraste com com­posições modernas para per­cussão. A eletrônica ao vivo e a improvisação tornaram-se ati­vos valiosos e criam um com­plemento muito bem-vindo no repertório das irmãs.

Mesclando artes cênicas, li­teratura e música, a dupla pro­mete um concerto cheio de ex­periência para todos os sentidos. Do experimental ao clássico, da música minimalista à popular, a ideia é emocionar o público por meio da profundidade sonora, expressão e virtuosismo.

PROPERC

O concerto é uma iniciativa do Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (Pro­perc), desenvolvido pelo Núcleo de Excelência para a Pesquisa e Performance em Percussão (NEP³), do qual participam o Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Uma das ações do programa é o “Encontro com os Mestres”, que possibilita a vivência, tro­ca de informações, experiên­cias e cultura com convidados das mais diversas linhas da ex­pressão percussiva.

Esses eventos visam a pro­moção dos saberes de diver­sas práticas dentro da per­cussão, estimulando a troca de experiências e conheci­mentos através de encontros com mestres de todo o territó­rio brasileiro e internacional. Além do concerto, os convi­dados também ofertam mas­terclasses e oficinas abertas a alunos, servidores e à comuni­dade externa das instituições parceiras do Properc.

Até o momento, a ação já trouxe convidados como Sér­gio Coutinho, Charles Augus­to, Nath Calan, Duo Desvio, a solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Már­cia Fernandes; Gilú Amaral e o duo Reynaert/Séjourné.

ENCONTRO COM OS MESTRES – CONCERTO COM PERCUSSIONDUO (ALEMANHA)

Data: 25 de abril

Local: Teatro do IFG – Câmpus Goiânia (Rua 75 nº 46, Centro)

Horário: 19h30

Entrada franca.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias