Diego Mascate no Shiva Alt-Bar, na “Noite Milo Recs #1”
Redação
Publicado em 15 de junho de 2018 às 22:16 | Atualizado há 7 anos
No dia do jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo 2018, nos encontramos no Shiva Alt-Bar ao final da tarde para aproveitarmos a parte boa de uma Copa, que é a bebedeira. A Milo Recs, com ajuda dos amigos do Felamacumbia, reuniu uma programação especial com nossos grandes craques da música para um rolê que é muito melhor que futebol: a primeira edição da Noite Milo Recs.
TÁ DUVIDANDO? ENTÃO SE LIGA NESSE TIME
22:30 – Goiaba e Os Tranquilos (Lançamento do álbum Tranquilo)
21:00– BebelRorizcantaRitaLee(+ inéditas do próximo álbum Azagaia)
19:30 – Diego Mascate (Part. Sandoval Shakerman)
18:00 – DJ Set Felamacumbia (Bruno Caveira + Igor Zargov)
Diego Mascate irá tocar com a Banda de Apoio, formada por Fernando Cipó (guitarra), Leonardo Vassoura (bateria) e Rodolpho Gomes (baixo), contando com a participação especial de Sandoval Shakerman!
“Diego Mascate” é o pseudônimo artístico do cantor e compositor Diego de Moraes. A palavra cantada que encanta é o que emana da arte deste “cuiabano de Goiás”, Diego de Moraes. “Cantautor” eclético e inovador, Diego realiza há mais de 10 anos um trabalho musical e poético dos mais significativos na música goiana contemporânea, além de ter sólida carreira como professor e historiador (atualmente realizando pesquisa de doutorado no RJ com foco nas figuras de Tom Zé e Jards Macalé).
Como parte das bandas Diego e O Sindicato e Pó de Ser, consolidou-se como um dos cantores, compositores e performers mais significativos do cenário artístico goiano. Sua trajetória já inclui vários álbuns lançados: Parte de Nós (Diego e o Sindicato), A.C. (Diego Mascate), A Dança da Canção Incerta (Pó de Ser), veículo para as parcerias de composição com Kleuber Garcez. Além disso, possui também o projeto Waldi e Redson, dupla sertaneja que integra junto com o músico Chelo, do coletivo mineiro Porcas Borboletas.
O artista já realizou participações em importantes festivais locais (como Bananada, Vaca Amarela, Goiânia Noise, Grito Rock, Canto de Ouro, Fica etc.) e nacionais (Varadoudo – AC, Calango – MT, Virada Cultural – SP, entre outros), revelam também o poder de suas apresentações ao vivo. Dentre os episódios marcantes que vivenciou sobre os palcos, podemos contar a abertura do show de Rita Lee no Fica 2011; um dueto com Jards Macalé no Bananada 2012, dentre outros.
Já participou de vários programas de TV – como Frutos da Terra, na TV Anhanguera, apresentado por Maíra Lemos – e andou sendo citado até na Inglaterra pelo jornal Guardian UK como representante notável da “nova MPB”. Atuou também na peça Vamos a La Praia, do Grupo Bastet, onde interpreta um clown e integra a banda responsável pela trilha sonora junto de Sergio Pato e Fernando Cipó.
Suas canções também ganham expressão audiovisual nos videoclipes de Todo Dia, Dia Bonito, O Show Vai Continuar, dentre outros. Admirador de figuras como Sérgio Sampaio, Raul Seixas, Odair José, Arrigo Barnabé, Luiz Tatit, dentre outros, Diego de Moraes também tem suas antenas ligadas no que de melhor existe na música internacional. Adiciona a seu som pitadas apimentadas de Iggy e os Stooges, de David Bowie, de Lou Reed, dentre tantos outros artistas, o que gera algo de um frescor e uma novidade que arejam e rejuvenescem a música tradicional.
Diferença e diversidade parecem ser palavras de ordem da estética dieguista: como ele próprio avalia, seu percurso artístico no cenário musical tem primado pela valorização da diferenciação em relação aos dogmas e estereótipos do pop (“eu sempre tento ser um pouco diferente”, canta na emblemática Amigo). Com uma inquietude criativa que transborda por todos os poros, Diego segue travessia por um “caminho torto”, de bicho urbano e rural, mesclando a viola ao rock and roll, longe de percursos pré-definidos, “na dança da canção incerta” (nome do álbum de estreia de sua banda Pó de Ser).
Atualmente Diego está planejando seu próximo disco, que será lançado no segundo semestre, com a produção de Maurício Motta (ex-Hang The Superstars), enquanto também integra a peça de clowns Vamos a La Praia (do Grupo Bastet), além de estar desenvolvendo uma pesquisa de Doutorado em História Social, investigando a cultura brasileira nas décadas de 1960 e 1970, na UFRJ. O Mascate está sempre “a caminho”…
SERVIÇO:
Noite Milo Recs #1–Shiva Alt-Bar
Local: Alameda das Rosas nº 1371, St. Oeste
Data: Domingo, 17/06/2018
Horário: A partir das 18h
Entrada: R$ 10,00 (até as 20h)