Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Itamaraty alerta comunidade LGBT a evitar gestos de afeto na Copa

O Itamaraty e o Ministério do Esporte divulgaram na última quinta-feira (07/06), o Guia Consular do Torcedor Brasileiro que for à Copa do Mundo da Rússia, e entre as recomendações está uma especial para a comunidade LGBT. O documento tem 138 páginas e traz informações gerais sobre a Rússia e as sedes da Copa.

"Não são comuns na Rússia manifestações intensas de afeto em público. Em particular, recomenda-se à comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas 'propagandas de relações sexuais não tradicionais feita a menores' e enquadradas em lei que prevê deportação", diz o documento.

A Rússia, deixou de julgar relações homossexuais desde 1993, mas em junho de 2013, entrou em vigor uma lei que proíbe manifestações LGBT em locais públicos, principalmente onde houver crianças presentes, e distribuição de materiais que divulguem relações entre pessoas do mesmo sexo.

Ainda no mesmo ano em que a lei entrou em vigor, uma pesquisa do Centro Russo de Estudo de Opinião Pública apontou que 90% dos cidadãos que foram entrevistados eram a favor desta lei. Apesar da lei, as autoridades russas e o Comitê Organizador Local (COL) afirmaram que as bandeiras LGBT serão permitidas em estádios e nas Fan Fest.

O Guia orienta ainda aos torcedores que forem à Rússia, a evitarem falar publicamente sobre temas políticos, sociais e de orientação sexual. O uso de bandeiras estrangeiras em edifícios e praças públicas podem gerar apreensão.

A cartilha lembra também que ingerir bebidas alcoólicas nas ruas e em espaços públicos abertos é infração administrativa punível com multa e que o comportamento pode até ser interpretado como assédio sexual, o que enseja multa e prisão de até um ano.

A Embaixada Brasileira abrirá escritórios consulares temporários nas cidades de Kazan, Rostov-do-Don Samara, São Petersburgo e Sochi.

Mais informações no Guia Consular do Torcedor Brasileiro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias