diario da manha

Termina nesta sexta-feira (20/07) o prazo para inscrições de filmes na 18ª Goiânia Mostra Curtas. As inscrições são gratui­tas e podem ser realizadas pelo site da mostra (www.goianiamos­tracurtas.com.br). Os curtas sele­cionados concorrem ao Troféu Icumam, além de prêmios em produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria cine­matográfica, com foco no incen­tivo à produção. Em 2017, mais de 1.200 filmes foram enviados para a curadoria da mostra.

Nesta edição, podem ser ins­critos filmes com gêneros de fic­ção, documentário, experimental e animação, com duração máxi­ma de 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2017 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especi­ficações técnicas previstas no re­gulamento disponível no site. A lista de obras selecionadas está prevista para ser divulgada no dia 21 de agosto, por meio do site do festival, podendo ser antecipada ou prorrogada de acordo com cri­térios da direção.

O festival, que é realizado e produzido pelo Icumam Cul­tural e Instituto, conta com vá­rias atividades durante a sema­na, como lançamentos literários, debates, atividades de formação, painéis, master class, encontros e oficinas que são essenciais para a formação, qualificação e ama­durecimento das produções par­ticipantes. Para Maria Abdalla, diretora-geral da mostra, o mo­mento é de renovações. “Con­tinuamos com o mesmo empe­nho da 1ª edição, mas com mais força e maturidade, colaboran­do para difundir as produções audiovisuais brasileiras em cur­ta-metragem”, afirma a diretora.

CATEGORIAS

A 18ª Goiânia Mostra Curtas será realizada entre os dias 2 e 7 de outubro no Teatro Goiâ­nia e conta com cinco catego­rias de mostra competitiva. Sob a curadoria de Maria Abdalla, a Curta Mostra Brasil busca con­templar de forma democrática e mais qualificada possível as variadas vertentes das diferen­tes regiões brasileiras; a Curta Mostra Goiás tem curadoria do professor e pesquisador Pedro Maciel Guimarães, com o com­promisso de reunir produções que retratam de forma versá­til as inquietações do cinema goiano; a Curta Mostra Anima­ção traz um tom lúdico para o festival por meio de uma sele­ção de curtas de animação pro­duzidos em todo o território na­cional, reunidos pelo curador Cesar Cabral; a Curta Mostra Ci­nema nos Bairros é um verda­deiro passeio pelas ruas da ca­pital goiana, levando ao público de bairros distantes toda a diver­sidade revelada pelo cinema de curta-metragem, com curado­ria de Maria Abdalla; já a Mos­trinha, em sua 17ª edição e com curadoria de Gabriela Romeu, é voltada ao público infantojuve­nil e geral interessado, com ar­ticulação direta na rede pública de ensino do estado e do mu­nicípio. E, assim como nas edi­ções anteriores, a Goiânia Mos­tra Curtas traz a Curta Mostra Especial, que sob curadoria de Maíra Bühler, reúne filmes con­vidados, não fazendo parte do processo seletivo de inscrições.

REALIZAÇÃO

O festival é realizado pelo Icumam Cultural e Instituto, com o incentivo institucional do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovi­sual, e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Espor­te (Seduce), por meio do Fun­do de Arte e Cultura de Goiás e apoio da Unimed Goiânia.

SERVIÇO

Inscrições de filmes na 18ª Goiânia Mostra Curtas

Data: De 15 de maio a 20 de julho

Mais informações: (62) 3218- 3779

Inscrições gratuitas

Comentários