Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Doenças que alteraram os rumos da história

Doenças têm poder de alterar o processo histórico? A resposta é po­sitiva para o médico infectologista Guido Carlos Levi. No livro Doen­ças que mudaram a História, lan­çado pela Editora Contexto, o au­tor registra que enfermidades como varíola, tifo, escorbuto e cólera in­fluenciaram o destino de algumas nações e povos.

O livro é o resultado de conver­sas descontraídas entre oito médi­cos apaixonados pelo tema. Doen­ças que mudaram a História registra exemplos emblemáticos sobre o as­sunto em uma linguagem acessí­vel ao leitor. No capítulo A Peste dos Mares, por exemplo, é relatado como o tifo e o escorbuto influen­ciaram a Guerra Anglo-Espanho­la em 1588. A Armanda Invencible (esquadra formada pelo rei Filipe II da Espanha para invadir a Ingla­terra) chegou à costa escocesa com cerca de 3 mil tripulantes com sinto­mas de escorbuto e tifo. Os ingleses, próximos de suas fontes de abaste­cimento e sem problemas de saúde, conquistaram a vitória no conflito.

“O estudo das epidemias e de sua influência no destino de povos e nações é um assunto fascinante. O mesmo se pode dizer do conhe­cimento sobre doenças que não ti­veram características epidêmicas, mas que acometerampersonagens de grande importância e influência ampla, histórica ou artisticamen­te, como no caso do artista minei­ro Aleijadinho”, afirma Levi na in­trodução do livro.

O AUTOR

Guido Carlos Levi é médico in­fectologista, com doutorado pela Universidade Estadual de Campi­nas. Foi médico do Hospital do Ser­vidor Público Estadual de São Paulo durante 40 anos e diretor do Insti­tuto de Infectologia Emílio Ribas durante outros seis. Foi diretor do Conselho Regional de Medicina de 1983 a 1988, tendo sido presiden­te de 1986 a 1988. É membro da di­retoria da Sociedade Brasileira de Imunizações e assessor na área de imunizações do Ministério da Saú­de e da Secretaria de Estado da Saú­de de São Paulo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias