Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Maioria dos casos de câncer está relacionada ao modo de vida

Segundo estimativas do Insti­tuto Nacional do Câncer (Inca), 80% dos casos de câncer no mundo estão relacionados ao nosso modo de vida. Entre os principais fatores responsáveis por este preocupante cenário estão hábitos alimentares pou­co saudáveis e falta de uma roti­na de exercícios físicos. Por isso, a recomendação da entidade é que pessoas de 18 a 64 anos pra­tiquem pelo menos 150 minu­tos de exercícios moderados por semana – ou, em média, pouco mais de 20 minutos por dia. Isso significa que pequenos ajustes na rotina, como caminhar pe­quenas distâncias, aderir à bici­cleta como opção de transpor­te ou subir e descer escadas ao invés de usar o elevador podem colaborar para o afastamento da grande maioria dos fatores de risco que levam ao surgimento da doença.

“Sedentarismo, sobrepeso/ obesidade e consumo excessivo de gorduras podem ser classifi­cados como ‘vilões’ que respon­dem, em especial, pela elevação no risco de desenvolvimento de tumores que afetam intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama”, explica o dr. Daniel Gi­menes, oncologista.

Ainda de acordo com o espe­cialista, estes fatores se tornam ainda mais preocupantes quan­do levamos em conta sua rela­ção direta com o aumento cons­tante nos registros de casos de câncer entre jovens. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que a condição já é a segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos no País, perdendo apenas para óbitos decorrentes de aci­dentes e violência. Entre 2009 e 2013, a entidade estima que 17.500 jovens morreram em de­corrência de tumores malignos.

Uma orientação divulgada no congresso da Asco também in­dicou que a combinação dieta e atividade física é capaz de evitar o aparecimento do câncer em até 40% dos casos. Ou seja, tra­ta-se de uma medida preventiva extremamente eficaz que está ao alcance do paciente.

O incentivo à prática constan­te de exercícios físicos e inges­tão de alimentos saudáveis sur­ge não apenas como iniciativas essenciais para frear os índices aumentados da doença como também forma de potencializar o processo de tratamento para pessoas com câncer.

PREVENÇÃO

Alimentação saudável é um hábito que ajuda na prevenção ao câncer. A dieta do mediter­râneo – que inclui frutas, pei­xes, grãos e azeite – é um exce­lente exemplo. Na maioria dos casos o câncer de pulmão está associado ao consumo de ci­garro ou derivados. Parando agora, sua saúde melhora radi­calmente. Em um ano, o risco de doenças ligadas a males do coração, como infarto, cai pela metade. (Dados da SBCT – So­ciedade Brasileira de Cirurgia Torácica). A prática regular de atividades físicas ajuda a pre­venir o câncer. O sobrepeso e a obesidade estão relacionados aos seguintes tipos de câncer: intestino, endométrio, prósta­ta, pâncreas e mama.

Existem testes genéticos que possibilitam a personalização do tratamento dos pacientes e, mais do que isso, a identificação de risco e o diagnóstico precoce de doenças hereditárias, incluindo o câncer. O câncer de pele é o tipo mais comum em todo o mundo, e pode ser prevenido. Evite e expo­sição ao sol entre 10h e 15h. Use protetor solar diariamente com Fator de Proteção Solar (FPS) mí­nimo de 30.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias